CAASPNotícias

Celebração, cuidado e luta marcam o ‘Espaço Mulher’

By 10 de março de 2023No Comments
Celebração, cuidado e luta marcam o 'Espaço Mulher'

Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) e da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), as mulheres estão na presidência. Por essa razão, a celebração do Dia Internacional das Mulheres, realizada pela CAASP de 8 a 10 de março, teve um significado ainda mais especial. O auditório da entidade foi preenchido por inúmeras profissionais da advocacia, em clima de alegria, descontração e relaxamento. No Espaço Mulher, não só as advogadas, mas companheiras, mães e filhas de advogados aproveitaram os serviços e benefícios oferecidos.

“Tenho a grata satisfação de dizer que a nossa entidade sempre estará de portas abertas para todos e todas, mas de, modo especial, para as mulheres advogadas”, declarou a presidente da CAASP, Adriana Galvão. “Com o Espaço Mulher, trouxemos às colegas um momento de cuidado. Afinal, a principal missão da CAASP é cuidar da advocacia”, ressaltou ela.

No Espaço Mulher, as advogadas puderam usufruir de serviços de reflexologia (massagem nos pés), massagem antiestresse (quick massage), auriculoterapia (acupuntura com sementes em pontos da orelha), higienização facial, exame de bioimpedância para análise da composição corporal, serviço de designer de sobrancelha, maquiagem, avaliação capilar e massagem epicraniana (massagem realizada na região da cabeça, pescoço e face).

O laboratório São Roque também esteve presente, realizando exames laboratoriais como hemograma completo, glicose, colesterol total e HDL, triglicérides, ácido úrico, creatinina, TGO, TGP, vitamina D, CA 125 e CEA (marcadores tumorais).

Elas também puderam desfrutar dos descontos oferecidos por parceiros do Clube de Serviços da CAASP, como a Le Postiche, Zorth Semijoias, a marca de roupa íntima Hope, além de participarem de um sorteio com brindes de todas as empresas. A CAASP Seguros/MDS esteve presente, à disposição das advogadas, para a contratação de seguros com descontos especiais. As visitantes do Espaço Mulher ainda tiveram a oportunidade de concorrer a brindes de todas essas marcas.

No dia 8 de março, primeiro dia da festividade, o Coral OAB SP-CAASP, sob a regência do maestro José Antunes, realizou uma apresentação especial dedicada às mulheres, entoando canções como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Mulher Brasileira”, de Benito Di Paula.

Dia de luta, dia de glória

O clima de alegria, descontração e relaxamento do “Espaço Mulher” não desviou as mulheres da necessidade de refletirem sobre a luta feminista, em especial no âmbito da advocacia.

“Eu agradeço à CAASP por realizar este dia e nos presentear com esse espaço. Este tipo de evento é muito importante para nós, mulheres. Quando me formei, não havia cerimônias como esta, que celebrassem a mulher advogada, nem tantas mulheres exercendo essa profissão, como hoje”, observou a advogada Rosana Maura Gomes Silva Valdo, há 37 anos na profissão.

A adolescente Giovanna Valentina, filha de advogado, mostrou já entender o significado de ser mulher, dentro da sociedade brasileira: “Este evento incluiu todas as mulheres e ajudou a mostrar que sim, elas podem atuar na área do Direito, assim como os homens. A voz delas pode ser tão alta quanto a deles”.

Compareceram ao Espaço Mulher, além de Adriana, as diretoras da CAASP Solange de Amorim Coelho (tesoureira), Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta) e Lúcia Bludeni. Também prestigiaram o evento a diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães; o tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá Domingues; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Isabela Castro de Castro.

Domingues destacou o papel dos homens na luta por uma sociedade mais equânime. “Trata-se de uma luta coletiva. Não basta aos homens, apenas, não reproduzirem atitudes machistas, mas serem anti-machistas. É a partir dessa mudança que viveremos numa nossa sociedade mais fraterna e igualitária”, afirmou o tesoureiro da OAB SP.

Ações por vir

O Espaço Mulher foi apenas uma das ações programadas pela CAASP para comemorar o Dia da Mulher. No próximo dia 19, a entidade realiza a Caminhada da Mulher Advogada, que percorrerá o Elevado João Goulart, no Centro de São Paulo, partindo da Igreja da Nossa Senhora da Consolação (Rua da Consolação, 585). Em 26 de março, das 7h30 às 14h, o Departamento de Esportes e Lazer organiza o 4º Festival Esportivo “Elas na CAASP” (saiba mais aqui).