Skip to main content
CAASPNotícias

Casa de Apoio de Barretos: CAASP começa a receber pedidos de acolhimento em 11 de março

By 5 de março de 2024No Comments
maos-unidas

A partir do dia 11 de março, a CAASP começa a receber e apreciar solicitações de acolhimento na Casa de Apoio da Advocacia de Barretos. Trata-se de uma iniciativa assistencial e humanitária pioneira: o imóvel abrigará advogados em tratamento no Hospital de Amor que não possam arcar com hospedagem na cidade.

O Hospital de Amor de Barretos é referência nacional em oncologia e recebe pacientes de todo o país, entre os quais muitos advogados.

“A Casa de Apoio supre a necessidade de acolhida, de conforto e de segurança, para que advogados com câncer façam seu tratamento nas melhores condições, com toda a ajuda da nossa entidade”, afirmou a presidente da CAASP, Adriana Galvão.

A Casa de Apoio fica na Avenida Ilnah de Lima Bezerra, 1.190, no Jardim Soares, endereço próximo ao Hospital de Amor, e possui quartos mobiliados para garantir todo conforto aos usuários, com armários e banheiros internos, além de áreas comuns como cozinha, sala de estar, espaço de trabalho com computador e internet e jardim. A alimentação será de responsabilidade do advogado e de seu acompanhante, mas a cozinha é equipada para o preparo de refeições.

As condições para recepção dos pacientes do Hospital de Amor foram definidas pela Diretoria da CAASP a partir estudos especializados dos setores de Benefícios e de Saúde da entidade. O advogado ou advogada em tratamento no Hospital de Amor que desejar hospedar-se na Casa de Apoio deverá encaminhar solicitação com os seguintes documentos para o e-mail benefícios@caasp.org.br

  • Requerimento direcionado ao Setor de Benefícios, constando qualificação completa do (a) requerente e respectivo acompanhante, bem como: nome, OAB, estado civil, número do RG, CPF, endereço completo, telefones para contato e e-mail; justificando suas reais necessidades da assistência;
  • Atestado médico atualizado constando histórico da patologia, tempo e evolução do tratamento, terapia clínica e medicamentosa aplicada e grau de incapacidade laborativa;
  • Cópia da cédula de identidade profissional, com inscrição na OAB/SP há pelo menos 1(um) ano
  • Prova da quitação das anuidades da OAB/SP;
  • Comprovante de tratamento no Hospital do Amor.

Os pedidos serão submetidos a parecer da consultoria médica da Caixa de Assistência, após o qual a direção da entidade, juntamente com o setor de Benefícios, instruirá o pedido, podendo requerer informações e documentos adicionais, realizar diligências, solicitar exames, vistorias ou outras providências, de modo a atender prioritariamente os pacientes mais necessitados.

O setor de Benefícios da CAASP está disponível para prestar todos os esclarecimentos sobre as normas de funcionamento da Casa de Apoio pelo telefone (11) 3292-4523.

Para a presidente da Subseção de Barretos da OAB SP, Arany L’Apiccitella, que colaborou decisivamente para o êxito do projeto “a Casa de Apoio decorre de uma visão focada na advocacia, especialmente numa parcela da advocacia que se encontra em momento de fragilidade”.

A ideia de montar em Barretos uma unidade de apoio aos advogados pacientes do Hospital de Amor, anos atrás, foi do então presidente da Subseção de Jales da OAB SP, Marlon Livramento.

“Apresentei a ideia à CAASP na gestão passada, e na atual gestão o projeto teve andamento. O Hospital de Amor é uma fundação mantida com doações, que realiza tratamento oncológico gratuitamente, sendo possivelmente um dos maiores do mundo nessa área”, relatou Marlon.