Skip to main content
ComissõesNotícias

Carta da Conferência Estadual da Mulher Advogada da OAB SP 2023

By 19 de maio de 2023maio 31st, 2023No Comments

Prezadas advogadas, advogados, autoridades presentes, representantes de entidades, todos os participantes desta grandiosa Conferência Estadual da Mulher Advogada da OAB SP.

É com imensa alegria e honra que me dirijo a vocês neste momento de encerramento de um evento tão significativo, histórico e inspirador. Ao longo deste dia, mergulhamos nas discussões sobre “corpos e vozes, mulheres sem fronteiras”, e testemunhamos o poder transformador que emana de cada uma de nós, aliadas a toda sociedade, quando nos unimos em prol de uma causa maior, na verdadeira significação do Estado Democrático de Direito.

Nesta jornada, abordamos temas cruciais, desde a presença das mulheres nos espaços de poder até a desproteção enfrentada pelas mulheres no ambiente de trabalho. Examinamos a saúde, tanto física quanto mental, e refletimos sobre os desafios inerentes ao exercício da advocacia. Discutimos a maternidade para além do usual, suas escolhas e reflexos e enaltecemos os artigos científicos que nos auxiliam a compreender e combater as desigualdades de gênero.

Nesse contexto, permitam-me invocar a história inspiradora de Esperança Garcia, a primeira mulher advogada do Brasil. No século XVIII, ela demonstrou coragem e determinação ao escrever uma carta em defesa de seus direitos e dos direitos de seu povo, enfrentando as adversidades de uma sociedade que lhe negava voz e protagonismo. Esperança Garcia simboliza a força da mulher advogada, uma mulher sem fronteiras que transcendeu os limites impostos pelo seu tempo.

Através de sua história, somos lembradas de que a esperança é uma chama inextinguível que nos impulsiona a lutar por um mundo mais justo e igualitário. É essa esperança que nos une aqui hoje, conectando-nos além das fronteiras físicas e ideológicas, além dos estatutos e cargos que ocupamos. Somos mulheres advogadas, defensoras da justiça e da equidade, e juntas temos o poder de transformar realidades.

Há, no entanto, um longo caminho a ser percorrido. A luta pela valorização humana da advogada integra a legitimidade constitucional da igualdade: com a participação feminina na advocacia de forma saudável e coerente com as suas necessidades, de forma estrutural e salarial, de modo que, em igual chances de oportunidades, a mulher possa construir a sua carreira com dignidade.

Portanto, convido a cada uma de vocês a construir conosco. A construir um futuro em que além das mulheres ocuparem espaços de poder, ao ocuparem espaços com efetiva liderança sejam também instrumentos de transformação, onde nossas vozes sejam ouvidas, nossos corpos respeitados e nossas demandas atendidas.

Trabalhemos para uma sociedade em que a saúde da mulher seja tratada com a devida importância, onde os direitos reprodutivos das mulheres sejam respeitados, a maternidade seja valorizada e conciliada com nossas carreiras. Geremos um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, livre de discriminação e assédio.
Formemos um mundo em que o conhecimento científico seja utilizado para a promoção da igualdade e a erradicação das desigualdades.

Nós Mulheres, em toda sua pluralidade e diversidade do que significa ser mulher: mulheres, brancas, negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, da geração prateada (60+), jovens, construímos os nossos sonhos!
Que a esperança, com E maiúsculo, que nos impulsiona seja a luz que guia nossos passos, mesmo nos momentos mais desafiadores. Juntas, somos capazes de superar todas as fronteiras que se colocam em nosso caminho. Como mulheres sem fronteiras, rompemos barreiras e construímos pontes para um futuro melhor.

Comissão da Mulher Advogada da OAB SP