CAASPCarrosselNotíciasPonto de vista

By 3 de fevereiro de 2023No Comments
CAASP, 87 anos: uma nova assistência à advocacia

Por Adriana Galvão*

Há 87 anos, quando o advogado João da Silva Neves Manta foi encontrado doente e desamparado em uma casa no Bairro da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, advogar já era uma tarefa tanto respeitada quanto hercúlea. Neves Manta não protagonizava um caso isolado, mas, como já relatado em outras oportunidades, o caso motivou por parte da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) a criação da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, a CAASP, que aniversaria em 3 de fevereiro.

Ao longo de quase nove décadas, a CAASP evoluiu continuamente, adequando a prestação de serviços e a concessão de benefícios à realidade mutável de advogados e advogadas. Classe profissional intrinsecamente ligada às condições políticas, sociais e econômicas do país, a advocacia não se dissocia da população, em geral, em suas agruras sazonais, mas carrega, desde sempre, sem par entre as profissões, força inigualável na defesa do Estado Democrático de Direito.

Integrante do Universo OAB SP, a Caixa de Assistência exerce o papel fundamental de amparar a parcela da advocacia que se veja em situação de carência, especialmente composta por profissionais impedidos de trabalhar devido a problemas de saúde. Essa é nossa missão primordial e é para esse fim que destinamos os recursos que nos são transferidos pela Ordem paulista, percentual extraído das contribuições do seu quadro de inscritos.

Por óbvio, uma entidade assistencial moderna não poderia restringir-se ao socorro pecuniário. A criação de novos serviços, afeitos aos anseios de toda a advocacia, encontra-se em momento ímpar por sua diversificação, alcance e forma de viabilização: a CAASP aposta em parcerias com empresas de diferentes segmentos para que a advocacia supra suas necessidades médicas, odontológicas, farmacêuticas, educacionais, intelectuais, esportivas, de lazer e de consumo. Por meio do Clube de Serviços, mais de duas mil empresas, de vários setores, fornecem à advocacia, com descontos e condições especiais, produtos e serviços que a entidade jamais poderia oferecer mediante sua estrutura própria.

Na atual gestão, a Caixa de Assistência dá um enorme passo na direção da contemporaneidade, desativando estruturas ociosas e onerosas e investindo nos meios digitais, cuja demanda revela-se a cada dia mais intensa. Destaque-se que não há prejuízo da proximidade física que devemos manter com os colegas de todo o Estado: espaços de convivência vêm sendo instalados conforme o desejo dos advogados em atividade em cada local, fruto do diálogo permanente mantido com os dirigentes das Subseções da OAB SP.

Paralelamente, reformas e ampliações são efetuadas nas unidades de alta demanda presencial – farmácias, especialmente. Implementamos a CAASP Itinerante, projeto-piloto para levar serviços antes restritos à Capital a todas das regiões do Estado. Por meio da CAASP Saúde, de outra parte, demos um grande passo para que advogados e advogadas possam contratar planos de saúde em condições diferenciadas, pois o modelo adotado, inovador, elimina a figura da administradora que se interpunha entre o usuário e a operadora de saúde – esse papel, agora, está a cargo da própria Caixa de Assistência.

As campanhas de saúde preventiva ganharam corpo. A Campanha de Vacinação contra Gripe alcançou recorde de público imunizado no ano passado, alcançando mais de 56 mil pessoas. Entre as ações nessa área que foram realizadas com sucesso e que terão continuidade – Pró-Vida, Saúde Bucal, Boa Visão, Saúde da Mulher -, damos especial atenção à saúde mental, pois não se pode ignorar a curva ascendente de problemas psicológicos entre advogados e advogadas.

A rede médica referenciada da CAASP revigora-se e conta com cerca de quatro mil consultórios médicos e laboratórios que atendem à advocacia por valores abaixo dos de mercado. O mesmo acontece com a rede de clínicas odontológicas referenciadas, em permanente crescimento, à qual se somam os benefícios de uma parceria inédita com a cooperativa Uniodonto, pela qual advogados e advogadas podem receber atendimento dentário gratuito em casos de urgência e emergência.

Inúmeros eventos esportivos, em duas dezenas de modalidades, foram promovidos pela CAASP em 2022 e serão ampliados em 2023, com especial destaque para as categorias femininas. Em setembro deste ano, acontece o maior evento esportivo da nossa história corporativa: os 1ºs Jogos da Advocacia Paulista, na cidade de Bebedouro, para os quais são esperados mais de 1.500 atletas.

Vigorosa aos 87 anos, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo segue em sua vocação humanitária com a responsabilidade, o profissionalismo e a transparência que a caracterizam, sempre irmanada à OAB SP e focada em sua vocação histórica.

Indispensável lembrar que, sempre que necessário, a CAASP estará pronta para fazer coro à Ordem em defesa da democracia, contra a intolerância, o preconceito e as discriminações de quaisquer matizes, honrando todos aqueles e todas aquelas que se dedicaram, ao longo de quase nove décadas, a construir a maior entidade assistencial de classe do Brasil.

*Presidente da CAASP