Skip to main content
CAASPNotícias

Assessoria contábil pode facilitar a vida da advocacia; parcerias do Clube de Serviços oferecem condições especiais

By 14 de maio de 2021maio 19th, 2021No Comments
Assessoria contábil pode facilitar a vida da advocacia; parcerias do Clube de Serviços oferecem condições especiais

Fazer a Declaração do Imposto de Renda exige conhecimentos específicos e paciência. Nesta época do ano, advogados não raro acabam pressionados pelos prazos da Receita Federal, tanto por suas necessidades próprias quanto pelas dos clientes. Se não for especialista, pode recorrer ao serviço de assessoria de contabilidade, cujos profissionais são os mais indicados para a tarefa. Por meio do Clube de Serviços da CAASP, há opções a preços especiais.

“Somente um profissional especialista no assunto – assim como nas diversas áreas do Direito – pode elaborar a Declaração de Imposto de Renda sem o risco de erros e multas, principalmente devido à experiência de se estar familiarizado com o sistema da Receita Federal, cruzamentos de dados, e atualizado com as mudanças que ocorrem. Outros fatores que podemos considerar é a economia de tempo e dinheiro – o barato pode ficar caro”, explica Gustavo Terranova, que é advogado e contabilista, sócio da Calviello Terranova Contabilidade, um dos serviços dessa área credenciados no Clube de Serviços.

Além da Calviello Terranova, oferecem condições especiais em serviços contábeis para advogados, via Clube de Serviços, a Audita Cálculos Cíveis e Trabalhistas e a Partwork Associados. Para contato com a Calviello Terranova, o telefone é (11) 3151-4414. Os números da Audita são (17) 99718-1738 e (17) 3325-3978. Já o telefone da Partwork é (11) 98906-1747 (ou email michelle.karin@partwork.com.br).

“O dia a dia da advocacia é atribulado demais. Para os colegas que não são especialistas no campo fiscal e contábil, certos procedimentos parecem instransponíveis e podem comprometer o dia a dia de trabalho. Vale consultar um especialista”, diz Leandro Nava, diretor responsável pelo Clube de Serviços da CAASP.

“Se compararmos com a época da entrega do Imposto de Renda no papel, em que constavam erros de grafias e principalmente de cálculos, hoje a declaração é mais simples”, observa Terranova. “O preenchimento pela internet teve início em 1997. Até 2010, contudo, ainda eram aceitas as duas formas de entrega – em papel ou pela internet. No sistema de hoje você lança as informações e ele calcula para você qual é a melhor opção nos dois modelos – o próprio programa opta pelo que mais favorece o contribuinte”, detalha.

Nas palavras do especialista, pode parecer fácil fazer a atual Declaração do Imposto de Renda. Mas quem tentou, na prática, sabe que os cálculos e descrições requerem extremo cuidado. E o encaminhamento também carece de certa afinidade com a burocracia do Fisco. Nesse sentido, as empresas parceiras do Clube de Serviços se somam ao Posto de Orientação Fiscal (POF) que funciona no segundo andar do prédio-sede da Caixa de Assistência.

No Posto de Orientação Fiscal, voltado a assuntos da Receita Federal, um profissional especializado instrui sobre a utilização do e-CAC, plataforma digital em que é tratada a maioria dos assuntos relacionados ao órgão fiscal. No POF a advocacia – para si ou para seus clientes – também pode protocolar abertura, alteração e baixa de CNPJ; saída e exclusão de sócios do QSA (Quadro de Sócios e Administradores da Empresa), e missão e retificação de Darf, baixa de débitos em conta corrente. Pode ainda solicitar Certidão Conjunta Negativa da Receita Federal e Certidão de Inexistência do CNPJ, fazer inscrição de CNPJ Previdenciário e retificação de GPS Pessoa Jurídica / Pessoa Física, além de uma novidade: pesquisa de situação fiscal e cadastral.