Skip to main content
CAASPNotícias

Artigo: CAASP, mais forte do que nunca aos 88 anos

By 2 de fevereiro de 2024fevereiro 7th, 2024No Comments
adriana-galvão

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo comemora em fevereiro de 2024 seus 88 anos, consolidada como a maior instituição assistencial de classe do Brasil. O que torna essa entidade tão pujante?

Sem sombra de dúvida, dois fatores: integrar o Universo OAB SP, sob o guarda-chuva da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, e manter-se em constante processo de crescimento e modernização. A CAASP, perto das nove décadas de vida, está rejuvenescida.

Prestar serviços e conceder benefícios a advogados, advogadas e familiares, quando se pretende eficaz, significa identificar suas reais necessidades, conhecer as idiossincrasias da profissão para que não se atue no vazio.

Para alcançar a advocacia em seus anseios, a CAASP põe em prática, hoje, um programa de trabalho que abrange todo o Estado de São Paulo. O Interior e o Litoral, definitivamente, foram integrados à Caixa de Assistência, sem que se descuide da Capital.

A CAASP possui atualmente 44 farmácias distribuídas pelo Estado. Dessas, três foram inauguradas na atual gestão e 25 foram reformadas, adequando-se fisicamente às demandas locais.

A reestruturação física da Caixa contempla a implantação de salas de coworking, já em número de nove, cafés e Espaços Vida, sete inaugurados até agora, destinados à amamentação e higienização de bebês.

Nesse contexto de expansão, será inaugurada no segundo trimestre de 2024 a sede regional da Barra Funda, na Capital, em frente do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e a poucos metros do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, o Fórum Criminal, região por onde circula diariamente um enorme contingente de advogados.

Mais de 180 subseções da OAB SP já foram visitadas pela CAASP Itinerante desde sua criação, em agosto de 2022. Em dias específicos, a advocacia de cada localidade tem a chance de realizar exames laboratoriais gratuitamente, adquirir livros jurídicos e produtos dermocosméticos a preços especiais, ter acesso a serviço odontológico e a itens de empresas parceiras, bem como participar de atividade física monitorada.

A CAASP, aos 88 anos, preocupa-se em proporcionar saúde à advocacia, e entende que a prevenção é a melhor maneira de fazê-lo. Anualmente, realizamos as Campanhas de Rastreamento do Câncer de Próstata, Saúde da Advogada, Pró-Vida (contra doenças cardiovasculares), Vacinação contra Gripe, Boa Visão, Saúde Bucal e Saúde Mental.

Neste ano, lançaremos a primeira Campanha contra o Câncer de Pele. Essas ações são subsidiadas integral ou parcialmente pela Caixa de Assistência.

O espírito inovador que move a Nova CAASP foi também responsável pela oferta à advocacia de um modelo de saúde suplementar, em parceria com a Seguros Unimed, extremamente vantajoso em relação às opções antes vigentes, as quais ainda permanecem como opção.

Pelo novo modelo, a intermediária entre a operadora e os beneficiários é a Caixa de Assistência, na qualidade de gestora e estipulante da apólice coletiva. A advocacia passou a ter uma opção de atendimento médico de alta qualidade e abrangência, a preço justo e com diferenciais exclusivos.

Paralelamente, as redes médica e odontológica referenciadas da CAASP vêm sendo ampliadas, já alcançando mais de 10 mil profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais em todo o Estado de São Paulo, nos quais os valores por procedimentos cobrados da advocacia são bem menores que os praticados em caráter particular por esses estabelecimentos.

Especificamente na área odontológica, parceria com a cooperativa Uniodonto garante atendimento gratuito de advogados e advogadas em casos de urgência e emergência.

A CAASP Shop, loja virtual da Caixa de Assistência, disponibiliza todo o acervo literário-jurídico e literário da entidade, a preços diferenciados, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes e frete grátis, o mesmo valendo para medicamentos (exceto aqueles que requeiram prescrição médica), produtos de higiene pessoal, dermocosméticos e perfumaria.

Aquelas áreas que seriam impossíveis de abrangência pela estrutura própria da CAASP são alcançadas pelo Clube de Serviços, órgão encarregado de firmar parcerias com empresas dos mais diversos setores. Integram o Clube, hoje, mais de 1.600 companhias – 400 das quais ingressantes na atual gestão -, entre lojas físicas e virtuais, concessionárias de veículos, estabelecimentos culturais e de entretenimento, gastronômicos, agências de turismo e muito mais.

Todos com uma característica em comum: oferecer seus serviços e produtos em condições diferenciadas à advocacia.

O rol de serviços e benefícios que a CAASP oferece à advocacia deixa claro que, desfrutado, leva a anuidade paga à OAB SP de volta ao bolso dos colegas, com sobra. Mas não é só isso. Utilizar aquilo que a Caixa disponibiliza significa aproximar-se saudavelmente dos colegas, como bem exemplificam os torneios esportivos promovidos pela entidade ao longo do ano, em mais de uma dezena de modalidades, em categorias masculina e feminina, a mobilizar mais de 6 mil atletas.

O apreço da advocacia pelo esporte ficou ainda mais evidenciado com a realização dos 1os. Jogos da Advocacia Paulista, o JAP, na cidade de Bebedouro em setembro de 2023, evento tanto pioneiro quanto grandioso, a congregar mais de 1.500 advogados-atletas de diversas regiões do Estado disputando 15 modalidades esportivas.

Ampliar, modernizar, com criatividade, ousadia e transparência. Esse é o norte da Nova CAASP, que não a distancia da sua função precípua de amparar financeiramente colegas que se encontrem em situação de carência, notadamente aqueles impedidos de exercer a profissão devido a problemas de saúde.

O setor de Benefícios Pecuniários segue diuturnamente avaliando solicitações de socorro e deliberando sobre a concessão de 12 modalidades de benefício, como Auxilio Mensal, Auxílio-Natalidade, Auxílio-Violência Doméstica, Auxílio-Medicamento, Auxílio-Maternidade. Importante destacar: nesta gestão, as solicitações de auxílio pecuniário feitas por advogados ou advogadas com câncer, portadores de deficiência ou positivos para HIV passaram a ser analisadas prioritariamente.

O olhar fraterno a quem mais necessita é indissociável da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Foi esse olhar que motivou a instalação da primeira Casa de Apoio e Acolhimento, para abrigar advogados e advogadas em tratamento oncológico no Hospital de Amor, de Barretos, numa iniciativa sem par na história das entidades assistências de classe.

Indispensável lembrar que, sempre que necessário, a Caixa, aos 88 anos, está pronta para fazer coro à Ordem dos Advogados do Brasil em defesa da democracia, contra a intolerância, o preconceito e as discriminações de quaisquer matizes, honrando todos aqueles e todas aquelas que se dedicaram, ao longo de quase nove décadas, a construir a maior entidade assistencial de classe do Brasil.

Adriana Galvão, presidente da CAASP