ComissõesNotícias

Após ofício enviado pela OAB SP, INSS altera publicação e reconhece importância da advocacia

By 1 de abril de 2024abril 12th, 2024No Comments

Uma publicação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nas redes sociais causou reação da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). O post no Instagram do Instituto trazia uma mensagem aos segurados de que não é preciso “intermediários para pedir qualquer benefício nas Agências da Previdência Social”.

Por meio de sua Comissão de Direitos e Prerrogativas, a Ordem paulista enviou um ofício ao INSS manifestando preocupação com a campanha publicitária divulgada no Instagram, no último dia 24 de fevereiro.  O documento enviado ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi assinado por Luiz Fernando Pacheco, presidente da Comissão, e Gustavo Macluf Paviotti, vice-presidente da área previdenciária.

No texto, a OAB SP manifesta preocupação com a campanha e diz que, embora não seja obrigatória a presença de advogado para intermediar os serviços previdenciários, os cidadãos têm “direito de buscar o auxílio jurídico sempre que se sentirem lesados”.

O ofício ressalta, ainda, que a mensagem publicitária divulgada pelo INSS foi desrespeitosa à advocacia que, indispensável à administração da justiça, pode colaborar e orientar os beneficiários, assegurando-lhes um direito que pode não estar sendo reconhecido, ou até mesmo para que eles compreendam quais são as possibilidades de prestações de serviços, diante da complexidade que envolve a matéria.

“É indiscutível que a intermediação de pessoas não advogadas no âmbito do processo administrativo é perigosa e pode ocasionar prejuízos aos beneficiários do INSS, mas a forma genérica com que a campanha se dirigiu, sem se atentar para a classe de advogados previdenciaristas, traz dupla interpretação e deve ser excluída, pois afronta o exercício da advocacia, indispensável à administração da justiça”, explicou o presidente da Comissão, Luiz Fernando Pacheco.

Pacheco destaca como a mensagem foi publicada aparenta afastar a advocacia do INSS, quando o ideal seria tê-la como aliada e parceira para que, juntos, busquem o melhor benefício e o atendimento adequado aos beneficiários e assistidos.

A postagem, publicada no último dia 24 de fevereiro, foi alterada dias após a manifestação da OAB SP. No post sobre os serviços gratuitos do INSS, o órgão incluiu um novo texto na legenda: “o próprio trabalhador pode encaminhar sua documentação, sem precisar de ajuda de terceiros. Caso prefira ser auxiliado, deve buscar alguém de confiança ou advogados cadastrados na OAB”.

A alteração foi comemorada pela Comissão. “É uma importante conquista para o cidadão que, com o auxílio profissional da advocacia, tem a segurança de que seus direitos estão protegidos e assegurados”, finalizou Pacheco.