Skip to main content
CAASPNotícias

Advogadas elogiam Festival “Elas na CAASP”: esporte, saúde, descontração

By 28 de março de 2022No Comments
Advogadas elogiam Festival “Elas na CAASP”: esporte, saúde, descontração

Mais de uma centena de advogadas, estagiárias de Direito, esposas e filhas de advogados de diversos munícipios do Estado de São Paulo participaram da primeira edição do Festival Esportivo “Elas na CAASP”, que aconteceu em 27 de março na Nossa Arena – Casa do Esporte Feminino. O evento, de programação ampla e exclusiva para o público feminino, evocando o esporte como um momento de autocuidado, relaxamento, lazer e confraternização, marcou também o encerramento das atividades comemorativas do Mês da Mulher.

Foi um domingo especial. A expectativa era de chuva, mas São Pedro foi bom conosco e o tempo firmou. A diretoria e os colaboradores da CAASP planejaram este evento com muito carinho. Ver as colegas felizes nos enche de alegria, declarou a diretora-tesoureira da CAASP, Solange de Amorim Coelho, que esteve no evento representando a presidente da entidade, Adriana Galvão. Também prestigiou o Festival o diretor responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer da entidade, Edivaldo Mendes da Silva. “Fomentar o esporte entre as mulheres é prioridade da nossa gestão. Eventos desse tipo se tornarão comuns a partir de agora, disse o dirigente.

Esporte para todos os gostos 

No 1º Festival Esportivo “Elas na CAASP” as advogadas puderam participar de aulas de beach tennis, vôlei de praia e de treino funcional na areia. As atividades ocorreram simultaneamente e foram orientadas por educadores físicos especializados.

Cinco advogadas dos times de vôlei e futebol da Subseção da OAB-SP de Piracicaba viajaram juntas para o evento em São Paulo. “Adoramos essa iniciativa e sempre que acontecer vamos participar. Daremos um jeito de contornar a distância”, afirmou Henriqueta Vechine, líder do grupo e presidente da Comissão e Esportes de Piracicaba.

As advogadas Hosana Garcia, de Santana de Parnaíba, e Kheri Roca Alvares, de Carapicuíba, aproveitaram as atividades ao lado das filhas. Para nós, mulheres, é importante ter os filhos ao lado. Foi gratificante aproveitar este dia com ela, observou Garcia, que fez sua estreia no beach tennis ao lado da filha Maria Luiza, de 21 anos. Segundo a advogada Kheri Roca Alvares, as gêmeas Maria Clara e Sofia, de 7 anos, também aproveitaram a festa esportiva. “As meninas gostaram. Elas são muito ativas, então se deram bem nas atividades. Achei uma iniciativa muito legal essa da CAASP”, registrou Alvares.

Depois de finalizadas as aulas, as quadras da Nossa Arena ficaram à disposição das advogadas para recreação livre, dentre elas a de futebol society, onde elas fizeram um divertido rachão. Membros da recém-constituída Comissão de Futebol Feminino OAB-CAASP participaram da brincadeira.

Considero essencial esse tipo de evento. Muitas são as barreiras que impedem as mulheres de praticar esportes e, se a gente não chamar, não incentivar, essas barreiras permanecerão. Além disso, o esporte ajuda inclusive a aliviar o peso dessas barreiras, já que é uma atividade de lazer e descontração, declarou Jaqueline Manzatti Maranhão, integrante da Comissão.

Alongar e relaxar

A CAASP também preparou para as advogadas um local de respiro e relaxamento. No Espaço Corpo e Mente do 1º Festival Esportivo “Elas na CAASP”, de hora em hora, houve diferentes atividades de bem-estar.

As advogadas puderam participar de aulas de meditação com a professora Tassia Pispico, se alongar e melhorar a flexibilidade com a aula de yoga de Thaion Lopes, suar com um treinamento funcional de Andreia Gomes, aprender técnicas básicas de defesa pessoal com instrutores da Academia Imoto e remexer o esqueleto com a aula de dança do instrutor da MixPlay TV.

Durante todo o dia esteve à disposição das advogadas o serviço de reflexologia (massagem nos pés) e orientação nutricional com exame de bioimpedância, que mede a composição corporal.

As advogadas Fernanda Ferreira da Silva, de Francisco Morato, e Sarah Machado Acuna, de São Paulo (Santo Amaro), aplaudiram a experiência diversificada que o 1º Festival Esportivo “Elas na CAASP” proporcionou. Achei a iniciativa perfeita. Algo que pode ser replicado várias e várias vezes porque, além da integração, do networking, a gente ainda traz essa perspectiva de cuidar da mente, do corpo, de si, disse Silva. Eu gostei deste evento pois, além do esporte para nos condicionarmos fisicamente, houve uma proposta de relaxamento, isto é, atividades que nos permitem ter um tempo de descanso”, salientou Acuna.

Também acompanharam e participaram das atividades esportivas as conselheiras secionais Alcenilda Alves Pessoa, Alessandra Christine Bittencourt Ambrogi de Moura e Sarah Hakim, que também é vice-diretora da ESA (Escola Superior de advocacia).