NotíciasPrerrogativasSubseções

Advocacia se une para defender prerrogativas profissionais de advogado de Sumaré

By 22 de junho de 2023junho 29th, 2023No Comments

Em sessão de desagravo na OAB Sumaré, em favor do Dr. José Luiz Blander de Camargo Castro, entidade enalteceu a relevância da advocacia ao Estado de Direito

A OAB Sumaré realizou ontem (21) Sessão Solene de Desagravo em defesa das prerrogativas profissionais do advogado Dr. José Luiz Blander de Camargo Castro. O evento contou com as presenças da presidente da OAB SP, Dra. Patricia Vanzolini, e do diretor tesoureiro da Secional, Dr. Alexandre de Sá Domingues, além de advogados, advogadas e dirigentes de subseções da região que manifestaram solidariedade diante das ofensas sofridas pelo colega.

O desagravo foi realizado em cumprimento à deliberação do Conselho de Prerrogativas da 4ª Região, em resposta às ofensas enfrentadas por Dr. Blander, no exercício de sua profissão, por um promotor de Justiça. Vale ressaltar que esse promotor foi posteriormente transferido para outra comarca.

O momento reforçou a importância da união da classe, evidenciando que as prerrogativas devem ser preservadas e respeitadas. A presença da diretoria da Secional e de outras autoridades, como o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativa da Secional, Luiz Fernando Pacheco, demonstrou o apoio institucional ao ato de defesa das prerrogativas profissionais.

Em seu pronunciamento, a presidente Patricia enalteceu a coragem do Dr. Blander e o valor de desagravos públicos em defesa das prerrogativas da classe.

“Trata-se de episódio que ultrapassa a dimensão individual, que extrapolou os limites objetivos da causa ou da relação entre advogado e autoridade. É assim que esse desagravo, antes mesmo de ser realizado, já cumpriu com sucesso uma missão. Jogou luz na ação pública da OAB sobre a escuridão cotidiana em que se desenrolam centenas de violações mais ou menos graves das prerrogativas dos advogados. Muitos pressionados pelas tarefas da rotina ou acuados pelo receio de prejudicarem seus clientes, deixam de acionar a OAB. Combativo, Dr. Blander não aceitou o arbítrio. Não se curvou diante das autoridades públicas abusivas”, destacou a presidente da OAB SP.

Dr. Blander fez um discurso muito emocionado, reafirmando que quando uma ofensa é dirigida a um profissional, toda classe é aviltada.

“Da minha parte, mesmo na antevéspera do encerramento das minhas atividades profissionais, jamais deixaria de ser fiel aos meus princípios. Pretendo ser advogado até o fim da minha existência, com coragem e disposição. E no fim da minha caminhada não quero deixar de mencionar a célebre frase do inesquecível e renomado advogado criminalista, Waldir Troncoso Peres: ‘Ao ser levado ao túmulo, que me sirva a beca de mortalha”.

O presidente da Subseção de Sumaré, Paulo Roberto da Silva, e o presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 4ª Região, Antônio Duarte Junior, também ressaltaram em suas falas a importância da advocacia de se posicionar como classe diante de situações que atinjam as prerrogativas profissionais, garantindo que não se tornem vítimas de situações similares. “Não nos peçam silêncio. Não nos mandem calar a boca, porque somos a voz da democracia”, declarou Dr. Paulo Roberto.