Skip to main content
CAASPNotícias

Advocacia emociona-se no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

By 19 de setembro de 2022No Comments
Advocacia emociona-se no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Após dois anos sem acontecer, em razão da pandemia de Covid-19, a Romaria da Advocacia ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida voltou e teve participação expressiva de advogados, advogadas e familiares. Realizada no último sábado (17), a viagem ao templo da Padroeira do Brasil reuniu mais de 600 peregrinos para agradecer, louvar a Deus e pedir por bênçãos e proteção.

Veja fotos aqui.

A saída dos ônibus para o Santuário deu-se às 6h30, do Terminal 6 da Rodoviária da Barra Funda, em São Paulo. Em Aparecida, os romeiros foram reunidos no Auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo da basílica, para um café da manhã.

Em seguida, a advocacia acomodou-se para receber a imagem da anfitriã, Nossa Senhora Aparecida, que foi levada ao altar do auditório pela presidente da CAASP, Adriana Galvão, em companhia do diretor tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, e da presidente da Subseção de Aparecida, Ana Maria Seraphim.

O Coral da OAB SP-CAASP recepcionou a Padroeira com uma bela exibição de “Romaria”, canção composta por Renato Teixeira em 1977. Comovida, a plateia formou com os coralistas um grande coro no refrão: “Sou caipira, pirapora / Nossa Senhora de Aparecida / Ilumina a mina escura / E funda o trem da minha vida”.

Em seu discurso, Adriana citou falas do Papa Francisco acerca da inquietação dos seres humanos: “Nascemos com uma semente de inquietação. Nosso coração, mesmo sem saber, tem sede do encontro com Deus e o busca. Advogados e advogadas somos, por natureza, inquietos, por isso as palavras de Francisco nos alcançam direto no coração. A semente da inquietação é o que nos move na profissão e, como bem disse o Papa, leva-nos a Deus e à vida da graça”.

Devota de Nossa Senhora Aparecida, ela destacou: “Viemos a este Santuário unidos na fé, para agradecer por sermos portadores da nobilíssima missão de lutar para que jurisdicionados tenham direito a julgamento justo, para que ninguém seja discriminado, para que os vulneráveis sejam ouvidos, para que a prosperidade não seja exclusiva”.

Também fizeram uso da palavra Domingues, que convidou o público a rezar pelo bem-estar de todos os mais de 400 mil advogados inscritos na OAB SP; o secretário-geral da CAASP, Adib Kassouf Sad, que destacou a importância da caridade para a fé católica e para o exercício da advocacia; a tesoureira da entidade e coordenadora do evento, Solange de Amorim Coelho, que registrou o esforço da diretoria e dos funcionários da Caixa de Assistência para fazer do retorno da Romaria da Advocacia à Aparecida algo especial; Ana Maria e o secretário de Saúde de Aparecida, Nilton Barbosa Nougueira, que pontuaram a satisfação em receber e acompanhar a advocacia paulista na cidade, após as tormentas da pandemia; e o professor do departamento de Comunicação da Universidade Mackenzie de Taubaté, José Felício Goussain Murade, que rememorou o encontro dos pescadores com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, para falar sobre o significado da fé.

O Auditório Padre Noé Sotillo assistiu a uma solenidade de outorga da Carteira da OAB. A advogada Luana Cristina da Silva Dantas, escolhida para a leitura do Termo de Compromisso, falou que “foi uma cerimônia bonita e inesquecível do começo ao fim. Só tenho que agradecer o acolhimento”.

Às 12h, os peregrinos se dirigiram à basílica para a celebração religiosa. A missa com participação de advogados e advogadas foi televisionada pela TV Aparecida. Durante a liturgia, era nítida a emoção dos presentes diante da Padroeira do Brasil. Alguns não conseguiram conter as lágrimas.

“Sou nova na advocacia e essa foi minha primeira romaria, e eu amei. Este dia representou, para mim, uma obrigação. Vim agradecer e também pedir pela saúde de meu irmão, que está doente”, contou, emocionada, Conceição Gonçalves Venâncio, recordando as preces que trouxe no coração para confiar a Nossa Senhora.

“Foi um dia extremamente agradável. A viagem até aqui, na companhia de colegas, foi ótima. O clima, ensolarado, ajudou. E, aqui em Aparecida, não tenho nem o que dizer; na casa de Nossa Senhora, é show garantido”, declarou Carlos Henrique Terçariol Bergonso, relator da 3ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, que faz aniversário no Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.

“Como costumo dizer, foi supimpa. Um dia ímpar, ao lado de amigos e colegas de profissão”, comentou a diretora na OAB Aparecida, Solange Aparecida Meneguello.

Depois da missa, advogados, advogadas e familiares puderam passear pela cidade e adquirir lembranças. A concentração para retorno à São Paulo ocorreu às 17h.