CAASPNotíciasÚltimos Destaques

A partir de segunda-feira (21), Advocacia já pode agendar participação na Campanha CAASP de Saúde Bucal

By 18 de junho de 2021No Comments
Campanha Saude Bucal CAASP

A partir de segunda-feira, 21 de junho, a Advocacia já pode agendar sua participação na Campanha CAASP de Saúde Bucal 2021, que se realizará de 28 de junho a 30 de julho em todo o Estado de São Paulo. Basta telefonar para uma das clínicas próprias da Caixa de Assistência (AQUI) e marcar. A ação profilática é gratuita para advogados, advogadas, estagiários, estagiárias e dependentes.

Os pacientes receberão cuidados profiláticos e orientação sobre higienização bucal. As crianças de até 12 anos receberão aplicação tópica de flúor – tudo mediante os protocolos de biossegurança necessários face à pandemia de coronavírus.

“Dentes saudáveis não só contribuem para uma boa aparência como para a saúde em geral. A falta de higiene bucal pode acarretar vários problemas ao organismo”, adverte a vice-presidente da CAASP, Aline Fávero, responsável pela área de saúde da entidade.

Em casos extremos, uma higiene bucal deficiente pode desencadear uma doença chamada endocardite bacteriana. Tudo começa na placa bacteriana, que provoca uma inflamação na gengiva, que por sua vez causará uma periodondite, que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.

Caso bactérias encontrem uma brecha de entrada na circulação, irá direto para o endocárdio, camada interna do coração, onde estão as válvulas cardíacas. Alojada nessa região, a bactéria provocará infecção das válvulas. Apesar de se desenvolver de forma lenta, se o quadro não for tratado rapidamente a infecção pode evoluir e provocar alterações importantes no funcionamento das válvulas cardíacas, podendo chegar a sua completa destruição.

Na área odontológica a prevenção da endocardite começa pela anamnese na primeira consulta, durante a qual deve ser apurada a condição geral de saúde da pessoa. Os dados levantados na anamnese são fundamentais, pois revelam se o paciente pode se submeter a cirurgia sem maiores riscos.

No segundo semestre, a CAASP realizará a segunda etapa da Campanha de Saúde Bucal, dessa vez nas clínicas odontológicas referenciadas pela entidade.