Destaques

Congresso da OAB SP mobiliza caravanas de todo o estado e mostra ‘cara jovem da advocacia’ aos ingressantes no Direito

By 19 de março de 2024No Comments

Público presente acompanhou palestras de nomes renomados que compartilharam suas vivências profissionais no evento

Katherine Iglecias

O ambiente descontraído – refletido nas dancinhas coreografadas no palco, nas brincadeiras e sorteios comandados pela Comissão da Jovem Advocacia e nas caricaturas divertidas oferecidas como brinde ao público presente – surpreendeu aqueles que esperavam encontrar, no Congresso Estadual da Jovem Advocacia, que aconteceu no sábado (16), uma OAB SP sisuda com representantes de terno e gravata.

“Eu estou adorando essa experiência! Achei que ia ser algo formal, mas está sendo superdivertido, interativo. Estou me sentindo muito à vontade”, disse a estudante Katherine Iglecias, de 19 anos. A jovem veio de Bertioga, litoral paulista, com a caravana da faculdade para participar do Congresso pela primeira vez.

Segundo Katherine, se interessou pela viagem por ser uma oportunidade única de estar próxima da advocacia atuante. “Já falei com pessoas que trabalham em várias áreas, fiz networking, conversei com palestrantes, fiz amizades. Estou tendo uma noção maior de como está o mercado, como é tratar com o cliente e como fazer minha gestão pessoal. Isso é muito legal”, concluiu.

A caravana da bertioguense não foi a única que encarou a estrada para poder curtir o evento. Os advogados Juliana Andrelo, de 28 anos, e Christian Ponte, de 35 anos, mobilizaram 32 ingressantes no Direito da 83ª subseção – que engloba os municípios de Itanhaém, Mongaguá e Itariri – com o objetivo de que a jovem advocacia local se conecte com o universo jurídico.

“É nosso segundo Congresso, a gente sempre se movimenta nesse sentido. Queremos trazer o máximo de pessoas possível para que aproveitem, peguem dicas práticas e tenham vivência com profissionais de renome. É um pontapé inicial para o estudante começar a sua carreira”, afirmou Juliana.

Christian reforçou que os conteúdos dos paineis contemplam pautas condizentes com as reais necessidades dos jovens. “As palestras estão excepcionais, todas muito proveitosas. Destaco o conteúdo sobre Prerrogativas na Prática da Jovem Advocacia, que foi muito interessante”, comentou.

Christian Ponte e Juliana Andrelo

Se para parte dos participantes do evento o Congresso da Jovem Advocacia simbolizou seu primeiro contato com a Ordem, para a estudante Camila Mendonça dos Santos, de 22 anos, o encontro foi a chance de conhecer de perto um órgão que, segundo ela, é inerente à manutenção da justiça.

“Eu prestei o Exame da Ordem de número 39. A segunda fase foi em janeiro e o resultado saiu no mês passado. Passei! Vou pegar minha carteira no ano que vem, quando me formar. A advocacia é uma profissão essencial para a sociedade, é o advogado quem faz o contato entre a justiça e os que precisam de assistência. E o papel da OAB nisso tudo é essencial”, avaliou.

Atualmente no nono semestre da faculdade, Camila não descarta a ideia de se tornar membro de uma comissão da Ordem no futuro. “Aqui tem a Comissão de Direito de Família e Sucessões, não tem? Eu faço estágio nessa área. Quem sabe eu não me inscrevo? Seria uma boa ideia”, cogita.

+ Leia também: CLT sem juridiquês? Jovem advogado usa linguagem popular para explicar leis trabalhistas e viraliza na web

O Congresso Estadual da Jovem Advocacia – Edição Capital aconteceu na sede da OAB SP, no centro de São Paulo. Realizado no último sábado, dia 16 de março, o evento trouxe mais de 30 palestrantes para compartilhar com estudantes de Direito e profissionais em início de carreira as dicas e tendências do cenário jurídico atual.

Foram realizadas palestras com os seguintes temas: As Habilidades Que Todos Devem Aprimorar, Gestão Estratégica de Escritórios, Prerrogativas na Prática da Jovem Advocacia, Regras para um Marketing Ético e Eficaz, Estratégias Indispensáveis na Advocacia Trabalhista e Como as Tutelas Antecipadas Vão Te Ajudar na Advocacia. Além disso, a presidente da Ordem, Patricia Vanzolini, ministrou uma aula com dicas para o início de carreira na advocacia.

Camila Mendonça dos Santos