CarrosselNotícias

OAB SP destaca iniciativas de tecnologia e agenda sustentável em Conferência Regional da Advocacia, em Ribeirão Preto

By 9 de outubro de 2023No Comments
Conferência Regional da Advocacia Ribeirão Preto

Diretoria narrou ações da entidade em prol de equidade de gênero e raça, governança e combate ao assédio, e destacou medidas ao encontro dos valores ESG

Durante a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), em Ribeirão Preto, na última sexta-feira (6), a diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) destacou iniciativas da entidade em favor da integração tecnológica e da agenda de sustentabilidade.

Secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães falou sobre os desafios de gerir e melhorar uma entidade com a grandiosidade da OAB SP, que possui 355 mil profissionais inscritos, quatro entidades, 251 subseções e 930 pontos de atendimentos em todo o estado de São Paulo.

“São 2.100 funcionários à disposição da advocacia, treinados e capacitados para nos apoiar na assistência com relação à Justiça Digital, para atendimento da triagem da Assistência Judiciária, por exemplo”, afirmou.

Magalhães destacou também os esforços da Ordem paulista e o investimento para promover a integração de tecnologia à classe. “Estamos equipando todos os pontos de atendimento para que a advocacia possa utilizar espaços e ferramentas de trabalho. Criamos um canal seguro para tratar das denúncias de assédio à mulher e uma linha ética para os nossos funcionários”, exemplificou.

Protagonismo

No mesmo painel, a secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, falou sobre a atuação do órgão estadual no processo democrático brasileiro. “A OAB SP é protagonista na história da democracia desse país”, destacou Almeida, reforçando a constante defesa, por parte da presidente Patricia Vanzolini, de uma advocacia forte, respeitada e bem remunerada.

Almeida citou, também, a luta para alcançar a paridade de gênero na alta liderança, lembrando que a OAB SP está inserida no “Movimento Elas Lideram 2030”, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas no país e da ONU Mulheres. “Nós nos comprometemos com empregabilidade, e, até 2030, temos que ter, no mínimo, 50% de mulheres nos cargos de liderança”, observou.

“Gênero e raça têm impactado nas relações de trabalho e na advocacia paulista. A OAB SP reconhece que precisamos combater o Lawfare de gênero, porque gênero tem sido motivo para violação de prerrogativas, o que é incompatível com uma advocacia forte e respeitada”, finalizou Almeida.

Construção de usinas

Diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues também estava entre os palestrantes do painel e destacou o projeto para construção de usinas para geração de energia limpa. A secional paulista planeja construir entre 15 e 20 usinas fotovoltaicas até 2025 e abastecer todas as suas unidades do Estado. “Estamos buscando espaços e avançando nos editais para esse projeto inovador da OAB SP”, afirmou Domingues.

As centrais geradoras vão gerar energia por meio de painéis solares, e o excedente será redistribuído para a rede da concessionária, que devolverá os créditos gerados à secional. Assim, todas as subseções que possuam abastecimento desta concessionária terão abatimentos na conta, respeitado o valor mínimo de cobrança. O projeto tem a expectativa de economizar R$ 2,25 milhões por ano.

12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho e áreas de atuação.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).