Skip to main content
Carrossel

‘Esse tipo de evento nos ensina, desde cedo, a valorizar a advocacia’: jovens advogados compartilham suas histórias no Congresso da OAB SP

By 22 de março de 2024No Comments

Apontamento é da jovem Kaíne Lopes, sobre o 1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia de 2024; evento lotou a sede da OAB SP com participantes de várias cidades

Cerca de 800 pessoas, caravanas de várias cidades do estado e muita aprendizado e troca de experiências. Este foi o saldo da primeira edição do Congresso da Jovem Advocacia de 2024, realizado no último sábado (16) na sede da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). “Esse tipo de evento traz um ambiente muito legal e nos ensina, desde cedo, a valorizar a advocacia”, define a estudante de Direito Kaíne Lopes, que tem 26 anos e vive na zona oeste da capital 

Para boa parte dos participantes do encontro, o ofício da advocacia é a realização de um sonho. Embora tivesse o desejo de se tornar advogada desde criança, Kaíne trabalhou em outras áreas antes de, finalmente, chegar à faculdade de Direito. Agora, perto do final do curso, trabalha numa startup jurídica e compartilha o seu dia a dia como estudante no perfil do Instagram “Kaíne faz Direito”. 

O Congresso da Jovem Advocacia, aliás, foi a sua primeira visita à sede da OAB SP. O evento, realizado de forma gratuita e com inscrições esgotadas, trouxe uma programação diversa e inteiramente dedicada a promover um dia voltado ao conhecimento e networking, para os jovens advogados e advogadas da Capital e de cidades do interior do estado, como Assis, Ilhabela e Caraguatatuba.  

O auditório principal recebeu seis palestras, que apresentaram temas centrais e tendências do Direito, ministradas por equipes compostas por diferentes nomes, desde lideranças da Ordem paulista até estudantes de Direito e membros da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, responsável pela organização do evento. 

O 1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia de 2024 trouxe muitas atividades, que garantiram o clima descontraído do evento (Foto: Jéssica Díez Corrêa)

Quem é a Jovem Advocacia

O Congresso ainda trouxe atividades complementares que garantiram o clima descontraído do evento, como exposições e brindes de entidades e empresas apoiadoras, além de sorteios e praças de alimentação. Entre os quatro andares do prédio, tomados pelos estudantes e jovens advogados, encontravam-se participantes de todas as idades e vivências, cujo aspecto em comum é a primeira fase profissional na advocacia, cada um à sua maneira.  

Entre os participantes, uma jovem veterana. Com 20 anos de idade, Francyelle Fragoso brinca na roda de amigos, que afirmam frequentar sempre juntos os eventos da secional: “a OAB SP é a minha segunda casa”. Natural de Santos, ela está no 5º semestre da faculdade de Direito e já participa da Comissão da Jovem Advocacia da sua subseção. É apaixonada pela área Penal e também conserva uma aproximação com o marketing jurídico, produzindo conteúdo sobre o tema para as redes sociais. 

Quando perguntada sobre como enxerga a entidade para a sua futura profissão, responde, sem hesitar: “a OAB SP é fundamental para garantir os direitos dos advogados como classe”, aponta. 

Para além da advocacia

No promissor intervalo dos 20 aos 30 anos, a jovem advocacia não revela apenas talentos profissionais, mas também notáveis lideranças. Paulo César Borgomoni, 29, vem de uma família de advogados e atua na área há dois anos em São Vicente, sendo também o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da subseção. Ele compartilha que até tentou resistir à influência da família de advogados e trabalhou com outras profissões por um tempo, “mas não tem como fugir quando você já tem uma responsabilidade social”.

Destacando o valor humano da advocacia, Paulo também aplica seus conhecimentos profissionais em trabalhos voluntários, com destaque para o “Pevinca”, que oferece atendimento jurídico e psicológico para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência em São Vicente. 

Com um pouco mais de experiência, ele deixa um conselho aos demais jovens advogados. “A troca é essencial na advocacia. Não dá pra ter ego intelectual. O que a gente não sabe, a gente procura saber, dividir e trabalhar”, enfatiza Borgomoni. 

Paulo César Borgomoni (Foto: arquivo pessoal)

Força, disposição e compromisso

Para Guilherme Cirilo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, o sucesso do evento se deve à força, disposição e compromisso da juventude: “Muitos jovens poderiam estar em qualquer outro lugar, fazendo qualquer outra coisa, mas escolheram estar aqui, investindo na sua carreira profissional, aprimorando suas habilidades e trocando experiências. Esse é o potencial da Jovem Advocacia, e esse evento maravilhoso é só a primeira parte de tudo o que vamos realizar juntos em 2024”, projeta.  

As vozes da experiência 

A primeira palestra do dia teve como tema “As Habilidades Que Todos Devem Aprimorar” e contou com a mediação do vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica. O grupo composto pelo presidente da OAB Tatuapé, Thiago Massicano, junto das advogadas Heloisa Goes e Scarlet Baleco e do estudante Jadson Vieira, dedicou atenção especial para a questão da cobrança de honorários, entendida por eles como a principal dificuldade encontrada pela jovem advocacia. 

Na sequência, o tema abordado foi “Gestão estratégica de escritório”, com a mediação do secretário-geral da CAASP, Leonardo Cedaro, e participação das advogadas Juliana Andrelo e Maria Landeau, além do membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP, Israel Lima, e do membro da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Paulo Silveira. O debate abordou desde temas básicos, com recomendações para diferentes áreas e tipos de sociedades, até questões fiscais, como o impacto da reforma tributária nos escritórios de advocacia. 

O Congresso encerrou o período da manhã debatendo um dos temas mais importantes para a advocacia: prerrogativas. Na mediação do diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre Domingues de Sá, a juventude entendeu que “a advocacia é diversa, mas unida pelos mesmos ideais”. 

Além das colaborações do presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo Wilian; da presidente da OAB Assis, Lenise Dias; e do advogado Gustavo Paviotti, o presidente da OAB Ilhabela, Geralcilio Costa Filho, destacou a importância de conservar a humildade no exercício da advocacia, e manter em mente que “a prerrogativa não é um privilégio do advogado, mas um direito do cidadão”.

Comprometimento

Para Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, o Congresso serviu como prova do comprometimento da Jovem Advocacia, que ainda enfrenta alguns preconceitos: “Nunca vi a nossa casa tão cheia, tão vibrante, tão cheia de energia. É absolutamente contagiante e me enche de esperança, orgulho e alegria. Ao contrário do que muitos pensam, a Jovem Advocacia é guerreira. Muitas pessoas viajaram horas no sábado de madrugada para estar aqui conosco hoje. Essa geração vai muito longe, e esse é o futuro com o qual eu sou comprometida”, orgulha-se.