Skip to main content
CarrosselNotícias

Dia da Mulher: presidente da OAB SP canta música do avô famoso com coral da CAASP

By 11 de março de 2024No Comments

Patricia Vanzolini foi recepcionada pela presidente da entidade, Adriana Galvão; Daniela Magalhães e Alexandre Domingues também prestigiaram o evento 

“Não tem jeito melhor da gente finalizar esse dia do que cantando”. Foi assim que a presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, definiu a sua participação no Coral OAB-CAASP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), na tarde de sexta-feira (8), na sede da CAASP, na capital, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. 

Acompanhada da secretária-geral e do tesoureiro da Secional, Daniela Magalhães e Alexandre de Sá Domingues, além da presidente da Comissão Estadual das Mulheres Advogadas, Isabela Castro, Vanzolini conferiu, emocionada, a performance do coral conduzido pelo maestro José Antunes.

Evento ao Dia da Mulher na CAASP, realizado na sexta-feira (8)

“O canto virá da inspiração de alguém que faz parte da sua vida. E esta é a nossa homenagem à primeira mulher eleita presidente da OAB SP”, introduziu a presidente da CAASP, Adriana Galvão, ao se referir à apresentação das canções “Ronda” e “Volta Por Cima”, ambas de autoria de Paulo Vanzolini (25/04/1924 – 28/04/2013), avô de Patricia. 

Superação

A expressão “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, citada até hoje por muitos brasileiros, veio do samba de Paulo Vanzolini, gravado pela primeira vez em 1962. “É uma música sobre superação. Meu avô fez quando perdeu um filho de 11 anos, no Dia das Mães. Ele tinha ido comprar presente para a mãe e foi atropelado”, conta a presidente da OAB SP, que tem o avô como inspiração de vida. 

Para os dias de hoje, contudo, a canção ganhou um toque especial. “A letra fala sobre chorar, dar a volta por cima, mas menciona que o homem de moral não fica no chão. Propus uma pequena adaptação moderna para essa música, inspirada na versão da cantora Elza Soares, usando a expressão ‘Mulher de Moral’, porque quem, de fato, tem essa capacidade de dar a volta por cima, a cada rasteira que recebe, somos nós, mulheres. Os homens de moral também existem, mas hoje o dia é nosso e a gente vai cantar do nosso jeitinho”, brincou Patricia Vanzolini, antes de se juntar ao coral. 

Apresentação do coral OAB-CAASP emocionou os presentes

“Somos todas estrelas”

Como homenagem pela data, a presidente da OAB SP deixou uma mensagem de inspiração para as mulheres que acompanhavam o evento.

“É para isso que estamos aqui: para entender que nós somos belas, cada uma do seu jeito; que nós somos completas, que nós somos todas estrelas. Que nós somos mais do que suficientes, do jeitinho que nós somos”, finalizou Patricia Vanzolini.

Avô famoso

Paulo Vanzolini era zoólogo e compositor brasileiro

Paulo Emílio Vanzolini era zoólogo e compositor brasileiro. Formado em medicina e doutor em herpetologia, foi diretor do Museu de Zoologia da USP, onde trabalhou por mais de 50 anos.  

Paulo tinha a música como hobby. Embora não tocasse instrumentos musicais, compunha entoando a melodia para os amigos músicos, e conquistou seu lugar na história da música popular brasileira com, pelo menos, dois “hinos” antológicos: “Ronda” e “Volta por Cima”. 

Suas canções chegaram a ser interpretadas por grandes nomes, como Chico Buarque, Maria Bethânia, Elza Soares, Paulinho da Viola e Inezita Barroso. 

 

Patricia Vanzolini canta canção do avô, “Volta Por Cima”, com coral na CAASP; veja vídeo