CarrosselComissõesNotícias

#CRADV23: Trilha da Jovem Advocacia discute desafios e oportunidades para profissionais em início de carreira

By 16 de maio de 2023No Comments

Recém-inscritos na Ordem tem ganhado mais espaço na entidade, com a promoção de escuta ativa, mais participação nas tomadas de decisão e programos direcionados

Na última sexta-feira, 12 de maio, a Jovem Advocacia realizou mais um encontro na 5ª edição da Conferência Regional da Advocacia, que ocorreu em São Caetano do Sul, e que contemplou a região do ABCDMR. Com o objetivo de promover um espaço para discussão, a trilha da Jovem Advocacia tratou de temas relevantes, como a necessidade de instrução sobre os primeiros passos na carreira, a solidariedade entre os advogados e os desafios enfrentados pelos jovens profissionais.

Um dos pontos debatidos durante a reunião foi a percepção de que a OAB SP sempre foi vista como uma instituição fechada. Muitas advogadas e advogados em início de carreira sentiam-se distantes e desamparados, sem saber como lidar com os desafios da profissão. De acordo com Nathalia Santos, conselheira estadual e membro do Conselho da Jovem Advocacia, essa perspectiva está mudando.

“A Jovem Advocacia tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Hoje temos a facilidade de nos conectarmos com a Secional, com a diretoria, ter acesso à presidente. Aproveitem essa oportunidade”, aconselhou.

O presidente da Subseção do Tatuapé, Thiago Massicano, também participou da conversa com os jovens, contou um pouco da sua trajetória profissional e salientou o apoio que o Universo OAB SP pode proporcionar no início de carreira.  “É essencial que a Ordem ofereça orientação e suporte aos iniciantes, auxiliando-os na transição para a carreira jurídica e fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento profissional”, afirmou.

Um dos caminhos para a qualificação dos recém-inscritos na OAB SP é a oferta de programas de capacitação e mentorias, a fim de proporcionar aos jovens advogados as habilidades e conhecimentos necessários para obterem sucesso em suas carreiras. Os participantes foram encorajados a se envolverem ativamente na construção de soluções para os desafios enfrentados no início de carreira.

Um das dicas do vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal e vice-presidente para a área da Jovem Advocacia, da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Nelson kobayashi, é se inscrever no convênio da assistência judiciária, uma vez que é uma excelente oportunidade de começar na carreira, obter experiência e prestar um serviço social.

O vice-presidente da Secional, Leonardo Sica, a secretária-geral, Daniela Magalhães, além de presidentes e dirigentes de subseções, fizeram questão de cumprimentar a Jovem Advocacia, reforçando que a Ordem está de portas-abertas.

“É um orgulho imenso a participação de todos vocês. Estamos aqui para que esse esforço possa frutificar. Estamos abertos para ouvir e dizer que também precisamos muito de vocês”, declarou Sica.

Kobayashi finalizou relembrando que o Conselho da Jovem Advocacia, instituído este ano, foi um projeto abraçado pela diretoria, antes mesmo de pertencerem ao sistema ordem.

“Hoje a jovem advocacia faz parte, de fato, da estrutura orgânica da entidade. O Conselho da Jovem Advocacia foi constituído para que eles sejam ouvidos de verdade. Quando vemos hoje a jovem advocacia se fortalecendo, é a concretização de um sonho e está se realizando porque vocês estão aqui”, concluiu.