Skip to main content
AgendaCidadaniaComissõesEventos/NovidadesNotícias

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, OAB SP promove debate sobre diversidade

By 29 de janeiro de 2024No Comments

Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Secional realiza live e apoia evento sobre cultura trans; OAB SP divulga depoimento de advogado transexual, presidente de Comissão temática

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira, 29 de janeiro, marca duas décadas do lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, promovida pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. A ação foi lançada por um grupo de ativistas trans, no Congresso Nacional. A data de 29 de janeiro é um marco da conscientização sobre os direitos e as condições de vida da comunidade trans, que, apesar dos avanços, segue lutando por direitos e reconhecimento.

Para celebrar a data e ressaltar a importância do tema, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP apresenta na próxima terça-feira (30), às 18h, uma live com o tema “ Transexuais e Travestis e o Direito à Vida”. Com mediação da presidente da Comissão, Heloisa Alves, a live vai receber a conselheira secional Márcia Rocha, fundadora e coordenadora do Projeto Transempregos, além da advogada e professora universitária Elise Gonçalves.

“Segundo o relatório deste ano da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), em 2023 houve 145 pessoas trans assassinadas, um aumento de 14 casos em comparação ao ano anterior. Com estes dados alarmantes, queremos sensibilizar e promover ações efetivas para garantir a segurança e os direitos fundamentais da nossa comunidade, destacando a necessidade contínua de combater a discriminação e a violência”, afirma Márcia Rocha. 

A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP também manifestou apoio institucional à 12ª edição do evento “SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans”, que acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro na SP Escola de Teatro, localizada em frente à praça Roosevelt.

Toda a programação e os palestrantes são escolhidos por meio de uma curadoria composta de travestis e transexuais, em uma interconexão entre setores da SP Escola de Teatro e a vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP, Rachel Rocha, responsável por idealizar a iniciativa, em 2013. O evento é realizado pela coordenadora do projeto e colaboradora da SP Escola de Teatro, Márcia Daylin, além da atriz e gestora de projetos em artes e educação, Elen Londero, e da atriz, diretora e roteirista Fernanda D’Umbra.

Confira a programação completa aqui 

Advogado transexual destaca acolhimento da OAB SP à diversidade

Ao encontro da data, as redes sociais da OAB SP também destacam o depoimento de Vitor Dell’Orti, advogado transexual e presidente da Comissão da Diversidade Sexual, de Gênero e de Raça da Subseção de Votorantim. Em um vídeo, que faz parte da websérie comemorativa dos 92 anos da OAB SP, Dell’Orti fala da importância da entidade em lutar pela causa e elogia a comissão por sensibilizar colegas advogados e a sociedade para a importância do respeito às pessoas trans. 

“Para mim, a existência da OAB SP é de suma importância, tanto para a advocacia quanto para a cidadania, pois é através dela que nós temos base suficiente para lutar contra esse sistema que, infelizmente, acaba por vezes sendo opressor e nos suprimindo direitos. A OAB São Paulo hoje respira a diversidade humana e entende que para a engrenagem do mundo girar é necessário que sejamos todos diversos e que o respeito seja incondicional”, afima Dell’Orti no vídeo. 

O conteúdo demonstra comprometimento da entidade na luta contra a transfobia e pela contínua conscientização, respeito e igualdade para todos. As políticas de combate à desigualdade racial, de inclusão e de diversidade são um eixo norteador e transversal da Secional, que são aplicadas em todas as esferas da Ordem paulista.