Skip to main content
NotíciasSem categoria

Pontos & Vistas recebe presidente da OAB MG para debater fim da multa por saída de processo

By 24 de novembro de 2023novembro 28th, 2023No Comments

Convidado do 12º episódio do programa, Sérgio Leonardo é autor da proposta que derrubou a cobrança anteriormente prevista no artigo 265 do Código de Processo Penal

 

O programa Pontos & Vistas recebe, na próxima segunda-feira (27), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Minas Gerais, Sérgio Leonardo. Apresentado por Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, e Leonardo Sica, vice-presidente da Secional paulista, o programa debate o fim da multa do artigo 265 do Código de Processo Penal (CPP) – uma conquista bastante relevante e com muitos efeitos no dia a dia da advocacia, principalmente na área criminalista.

Anteriormente, o artigo 265 previa a proibição do defensor de abandonar o processo, senão por motivo imperioso, comunicando previamente o juiz, sob pena de multa de 10 a 100 salários-mínimos. Com a mudança, a penalidade foi extinta e, quando houver abandono de processo, o acusado será intimado para estabelecer novo defensor, caso tenha interesse. 

Sérgio foi responsável por apresentar a proposta ao senador Rodrigo Pacheco, em 2020, quando era conselheiro federal da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. O texto atualmente espera sanção do presidente da República.

Universo da advocacia

Promovendo debates sobre os temas mais importantes da atualidade no universo da advocacia, o programa vai ao ar toda segunda-feira, às 19h, no canal da OAB SP no YouTube.

Com a apresentação da presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, e do vice-presidente, Leonardo Sica, o programa recebe diversas personalidades relevantes no mundo jurídico para abordar os desafios e tendências da profissão, em diálogo com os temas emergentes na sociedade brasileira. Todos os episódios ficam disponíveis na playlist do programa.

Pontos & Vistas

Apresentação: Patricia Vanzolini e Leonardo Sica

Convidado: Sérgio Leonardo

Data: 27 de novembro de 2023

Horário: 19h