AdvocaciaEventos/NovidadesNotícias

OAB SP prestigia posse dos novos integrantes do Conselho Superior e Órgão Especial do MPSP

By 8 de fevereiro de 2024No Comments

Presença de Patricia Vanzolini na cerimônia reforça o esforço contínuo da Secional para fortalecer a advocacia, promover a justiça e defender os direitos dos cidadãos

Nesta quarta-feira, 07, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo) esteve presente na solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), do Órgão Especial do Colégio de Procuradores e da Comissão Processante Permanente, para o Biênio de 2024/2025. Representando a Ordem Paulista, a presidente Patricia Vanzolini compôs a mesa solene da cerimônia ao lado de integrantes do Ministério Público e representantes de instituições.

A abertura da cerimônia foi realizada por Mário Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo e presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, que refletiu sobre as desigualdades do País.

“O Brasil é socialmente muito injusto. O custeio da justiça revela essa disparidade: para aqueles sem acesso à justiça gratuita, a classe média e as classes médias baixas arcam com custos elevados. É imperativo reconhecermos essa realidade. Ao acolhermos o Tribunal de Justiça de São Paulo e reformamos o sistema de custas, estamos enfrentando esse desafio em prol da igualdade de acesso à justiça. Juntos, podemos superar as desigualdades que permeiam nosso sistema judiciário e promover uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou Sarrubbo.

José Correia de Arruda Neto, procurador de Justiça e secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, foi responsável pela leitura do termo de posse. Foram eleitos nove novos integrantes para compor o Conselho Superior do MPSP, 5 membros para a Comissão Processante Permanente e 20 integrantes para o Órgão Especial do Colégio De Procuradores de Justiça.

Durante a cerimônia, Patricia Vanzolini destacou a importância da união entre os órgãos do Estado para enfrentar os desafios do judiciário.

“Quero expressar meu agradecimento ao Ministério Público por seu papel crucial na busca por uma justiça mais célere e inclusiva. Durante este período desafiador, a união entre órgãos e advogados tem sido fundamental. Juntos, buscamos construir uma justiça mais eficiente e próxima dos cidadãos. Acredito que só através do diálogo e colaboração mútua podemos enfrentar os desafios complexos que permeiam nosso sistema judiciário. A OAB SP está comprometida em manter as portas abertas para essa parceria contínua”, declara Vanzolini.

Além da presidente da Ordem Paulista, também compuseram a mesa solene da cerimônia a secretária Municipal de Justiça de São Paulo e primeira mulher negra a ocupar a diretoria da OAB SP, Eunice Prudente, o procurador de Justiça e corregedor-geral do MPSP, Moutari Ciocchetti de Souza; o secretário do Conselho Superior do MPSP, Artur Pinto de Lemos Júnior; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Geraldo Luís Wohlers Silveira; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Marisa Santos; a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Tatiana Viggiani Bicudo; o superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Ismar Marcilio de Freitas Júnior; além de outras autoridades.