NotíciasÚltimos Destaques

Vídeos retratam relação de voluntários, colaboradores e advogados com a OAB SP

By 22 de janeiro de 2024No Comments
Alex Bortolon

Em uma ação para celebrar seu aniversário de 92 anos, nesta segunda-feira (22), a OAB SP lança uma série de depoimentos com voluntários, colaboradores e advogados que fazem e são a entidade no dia a dia. O objetivo é jogar luz sobre algumas dessas pessoas, suas histórias e suas relações profissionais e pessoais com a OAB SP.

Para fazer cada projeto acontecer, a Ordem é liderada por advogados voluntários, que formam a diretoria, os conselhos e as comissões, além de  3 mil colaboradores nas 251 subseções espalhadas pelo interior e pelo litoral do estado.

Por exemplo, Alex Bortolon, 40 anos, colaborador da OAB Santa Cruz das Palmeiras, que começou a trabalhar ainda adolescente na entidade e foi acumulando conquistas ao longo de 29 anos. “Tenho muita gratidão porque sou desafiado a cada dia a ser melhor e buscar realizar sonhos. Minha trajetória na entidade iniciou como guarda-mirim.”

Willian Silva

Há 20 anos na Ordem, Willian Silva, 35, trabalha atualmente em salas de atendimento externo, no Fórum Criminal Barra Funda, além de plantões na Justiça trabalhista e militar. “Meu papel é tentar entender o que o advogado está passando e ajudá-lo da melhor forma possível. O resultado desse trabalho podemos ver na pesquisa de satisfação, que mostra 100% das metas atingidas”, conta William.

Hoje no papel de líder, Silva começou jovem na Ordem, e conquistou sonhos com esse trabalho. “Tenho uma casa, tranquilidade, estabilidade, respeito, amor pelo que faço. Tudo o que um pai de família deseja. Consegui isso pelo esforço, e também pelo que a OAB tem me contemplado”, afirma.

A série com depoimentos de colaboradores e de advogadas e advogados será veiculada nas redes sociais da OAB SP ao longo dos próximos dias.

Defesa das prerrogativas e apoio à formação profissional

O dia a dia do advogado é repleto de desafios, e a OAB SP quer estar ao lado desses profissionais nesses momentos. Um exemplo prático e grave ocorreu com o advogado João Guedes, outro entrevistado na série, que foi desrespeitado em suas prerrogativas profissionais durante uma abordagem policial truculenta no interior de São Paulo.

João Guedes

“Tive minhas prerrogativas desrespeitadas por policiais militares. Imediatamente tive apoio das subseções de Americana, de Sumaré e da presidente da secional, Patricia Vanzolini. Eles me apoiaram e tomaram as medidas cabíveis”, narra Guedes.

“Uma das medidas foi um ato de solidariedade com a subseção de Sumaré lotada, mostrando como a nossa classe está unida e forte”, afirma o advogado.

Guedes conta que está na advocacia há nove anos, período em que fez cursos pela OAB SP e presidiu a comissão de Igualdade Racial em Sumaré. “Atuei também no Convênio da Assistência Judiciária. Além de ser importante para o reforço financeiro e aprendizado no início da carreira, esse programa cumpre o papel de dar acesso à Justiça a pessoas de baixa renda”, conta Guedes.

CAASP: aliada na saúde, informação e entretenimento

Maria do Céu

Segurança e acolhimento, essas são as palavras que a advogada Maria do Céu Nascimento lembra ao falar da CAASP, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, parte do Universo OAB SP e que oferece uma gama de auxílios a advogados e estagiários comprovadamente carentes, com incapacidade laborativa ou que enfrentem situação emergencial e imprevisível.

“Um exame do meu marido deu resultado alterado, e foi quando ele começou a procurar médicos e fazer exames que são muito caros”, lembra a advogada, que tem o companheiro como dependente. Ela encontrou um bom hospital como opção e se surpreendeu ao descobrir que pagaria metade do valor da consulta graças à CAASP. “Muita gente reclama da anuidade da OAB SP, mas há muitos conselhos que cobram, mas não oferecem retorno. Minha economia foi grande nesse processo”, diz a advogada.

Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Reprodução

+Leia também: OAB SP celebra 92 anos exaltando prerrogativas, modernização e contribuição de colaboradores

+Leia também: 92 anos da OAB SP: história de lutas ganhou novos capítulos