Notícias

Turbinando a Carreira desmistifica empreendedorismo legal em Conferência da OAB SP

By 23 de outubro de 2023No Comments
Turbinando a carreira conferência são josé dos campos

Trilha de aprendizagem apresentou caminhos para decolagem de negócios jurídicos

Com auditório cheio e muita interação com o público, a trilha de aprendizagem Turbinando a Carreira levou, mais uma vez, conteúdo de alto nível para a advocacia na 13ª Conferência Regional da Advocacia, em São José dos Campos.

O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (SP), em parceria com o Universo OAB SP, formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

O painel foi apresentado pela secretária adjunta da OAB SP, Daniela Magalhães, pelo presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal, Nelson Kobayashi, e pelo conselheiro secional e coordenador da Secretaria Cultural da OAB SP, Afonso Paciléo, para uma plateia composta, majoritariamente, por profissionais que atuam sozinhos em seus escritórios.

A trilha destacou a importância dos advogados e advogadas serem também gestores para o sucesso da carreira jurídica. “Muitos advogados não entendem que, quando pegam a carteira da OAB, começam um novo negócio”, ressaltou Kobayashi. Daniela Magalhães lembrou o novo projeto da OAB SP: a “Aceleradora de Escritórios de Advocacia”, que em breve terá abertura do edital. “A ideia é impulsionar os negócios de advogados e advogadas de todo o Estado, além de ajudá-los a se posicionar no mercado”.

O painel foi dividido em oito temas: empreendedorismo legal, a trilha para o sucesso; marketing jurídico; redes sociais; conquista e fidelização de clientes; escritórios digitais; gestão de escritórios; visual law, a moderna forma de peticionar; tecnologia e inteligência artificial.

Os palestrantes aproveitaram exemplos práticos e histórias pessoais para explicar noções de empreendedorismo para o público. Nelson Kobayashi destacou que o Brasil tem um advogado para cada grupo de 164 pessoas e reforçou que o profissional que se diferencia não encontra um mercado saturado.

Além de buscar o diferencial, também é preciso ter coragem e ser resiliente, segundo Afonso Paciléo. “O medo é aquilo que deixa a gente sempre alerta. O medo é positivo na nossa vida, mas muitas pessoas entendem que o medo é paralisante. Mas só dá certo quando você tenta”, concluiu.

O público também aprendeu a usar as redes sociais para divulgação do trabalho, a criar petições modernas e a aproveitar novas tecnologias, como a inteligência artificial, a favor da advocacia. “A tecnologia não vai acabar com a advocacia. A tecnologia existe para que a gente seja mais humano, para que a gente tenha mais tempo para ser gestor, entender de finanças, ou seja, para ajudar nossa vida”, finalizou Paciléo.

13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou em São José dos Campos, nesta sexta-feira (20), a 13ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). 17 subseções participaram do evento no Parque de Inovação Tecnológica: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

Com palestras de profissionais renomados do mercado jurídico, a Conferência discutiu temas atuais e relevantes do Direito, como o surgimento de novas tecnologias que transformaram o mercado e motivaram novas formas de trabalho. A CRADV23 é promovida pelo Universo OAB SP – formado pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e oito “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia e estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 12 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Ribeirão Preto), a CRADV23 reuniu mais de sete mil participantes. O último encontro em 2023 será em São Paulo, no mês de novembro.