Listas serão encaminhadas ao governador
Os integrantes do Órgão Especial, em sessão realizada ontem (7), no Palácio da Justiça, em cumprimento ao artigo 16, inciso II do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de São Paulo, escolheram em duas listas sêxtuplas, enviadas pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), os nomes para duas listas tríplices que serão enviadas ao governador Rodrigo Garcia para o provimento de dois cargos de desembargador do 5º Constitucional – Classe Advogado.
As listas definidas pelos integrantes do OE apresentarão ao Executivo os nomes que serão escolhidos para as vagas decorrentes das aposentadorias dos desembargadores Angélica de Maria Mello de Almeida e Jayme Queiroz Lopes Filho.
O resultado – proclamado pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, com os cumprimentos a todos os indicados, inclusive os não eleitos – ocorreu depois de os desembargadores apresentarem os fundamentos das escolhas (cada desembargador votou em três dos indicados em cada uma das listas sêxtuplas).
Para a vaga da desembargadora Angélica de Maria Mello de Almeida foram escolhidos os advogados Luiz Henrique Barbante Franzé (25 votos), Débora Vanessa Caus Brandão (25 votos) e Hédio Silva Júnior (15 votos).
A lista para a vaga do desembargador Jayme Queiroz Lopes Filho foi formada pelos advogados Maria Lia Pinto Porto Corona (25 votos), Ana Paula Correa Patiño (17 votos) e Ricardo Alves Bento (13 votos).
É a primeira vez que as regras de paridade de gênero (50%) e de equidade racial (mínimo de 30% de advogadas e advogados pretos e pardos) são aplicadas para a formação das listas. As políticas de combate à desigualdade racial, de inclusão e de diversidade são um eixo norteador e transversal da gestão, que estão sendo aplicadas em todas as esferas da Ordem paulista.
Confira o total de votos das listas sêxtuplas.
A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, destacou a votação das listas tríplices em nota publicada hoje (08/12).
Com informações da Comunicação TJSP