Skip to main content
NotíciasÚltimos Destaques

‘Tive reprovações, mas não desisti’, diz nova advogada inscrita na OAB SP

By 19 de fevereiro de 2024fevereiro 21st, 2024No Comments

Primeira da família com curso superior, Louriane Goes integra grupo que recebeu carteiras das mãos de Patricia Vanzolini e Leonardo Sica em Birigui

Filha de pescadores e primeira da família com curso superior, Louriane Goes, 33 anos, se emocionou ao compartilhar um pouco da sua história de vida com a presidente e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini e Leonardo Sica; e com o diretor-tesoureiro da entidade paulista, Alexandre de Sá Domingues, durante cerimônia de entrega de carteiras na Subseção de Birigui. A agenda dos dirigentes da Secional no município contemplou, ainda, visita à obra da nova sede da OAB local. 

Casada e mãe de dois filhos, Lauriane conta que travou uma batalha muito sofrida para conquistar o seu diploma universitário. “Tive reprovações, mas não desisti”, orgulha-se a mais nova advogada inscrita na Ordem. Ela faz parte de um grupo de 12 profissionais que receberam a carteira na última sexta-feira (16), em cerimônia que marcou a realização de uma conquista muito importante para cada um deles, uma vez que o exame da Ordem tem 80% de reprovação. 

Louriane conta um pouco da sua história para Patricia Vanzolini e Leonardo Sica

Vitória coletiva

Para Lauriane, finalizar esse ciclo vai muito além do que triunfar em um teste tão desafiador: representa uma vitória coletiva. “Eu tenho muito a agradecer a todas as pessoas que me apoiaram, meus pais, o meu marido que sempre esteve comigo, me apoiando para eu não desistir”, conta. 

Durante o encontro, ela agradeceu à presidente da OAB SP pelo programa Oficina da Advocacia, que oferta aulas on-line visando acolher os recém-ingressos nos quadros da Secional e ajuda a estruturar o início da carreira.  

“É uma ótima oportunidade para reforçar as nossas prerrogativas e saber como se projetar no mercado de trabalho. A doutora Patricia, com todos os seus esforços, conseguiu trazer o curso de forma gratuita aos advogados, para nos ajudar nessa nova fase, que é a tão sonhada advocacia”, finaliza Lauriane, emocionada. 

Uma OAB diferente

Em seu discurso, Vanzolini relacionou a história da jovem ao seu cargo hoje na Ordem paulista.

“Eu sou a primeira mulher a presidir essa entidade em 90 anos. Mas, quando esse grupo resolveu ousar em lançar a candidatura de uma mulher para a presidência da OAB SP, não era só porque as mulheres têm mais do que competência para estar nesse lugar, é porque nós queremos mostrar que a OAB pode ser diferente”, pontua. 

“Agora, recebendo a carteira, vocês são a nossa família também. E família cuida. A gente entrou para mostrar que a OAB SP pode ser mais do que uma mera entidade: ela pode ser mãe da advocacia paulista, sobretudo no começo de carreira”, completa. 

Leonardo Sica se sentiu honrado em participar do evento. “Alguns dizem: ‘nossa, vocês vieram de longe para estar aqui?’. A distância entre as pessoas não se mede em quilômetros. Se mede em valores, em propósitos e ideias. Então, muito obrigado por nos deixarem compartilhar esse momento com vocês”, agradece. 

Para o tesoureiro Alexandre Domingues, todos os ideais que envolvem a profissão, como defesas da liberdade e democracia, se tornam mais fortes quando a advocacia se renova.  “A advocacia está viva. E essa vida se vê no rosto de cada um de vocês, que hoje vêm aqui receber a sua carteira. Saibam que a OAB SP estará ao lado de vocês em todos os desafios, que certamente surgirão”, frisa. 

Diretor da OAB de Birigui, Paulo Cruz reforçou o apoio da Secional tanto para os profissionais que iniciam a carreira quanto para a construção da nova Casa. “A gente vem trabalhando nisso há muito tempo. Essa Secional entendeu a situação de Birigui e, com o apoio da doutora Patricia e do doutor Sica, o projeto finalmente começou a ganhar corpo de realidade e efetividade”, celebra. 

Diretoria da OAB SP vistoria terreno onde está sendo construída a nova subseção de Birigui