DestaquesInstitucionalNotícias

Sessão Ordinária do Conselho Secional debateu a criação e instalação de mais uma Turma do TED

By 22 de março de 2021No Comments
Reunião Conselho 2021 2

A Ordem dos Advogados do Brasil – seção São Paulo (OAB SP) realizou nesta segunda-feira (22) mais uma reunião do Conselho Secional. Promovida de modo on-line, a Sessão Ordinária contou com uma homenagem às Conselheiras, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, e apreciação da criação e instalação da 27ª Turma Disciplinar, com sede em Mogi das Cruzes. A nova Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) beneficiará cerca de seis mil profissionais da Advocacia, por meio da descentralização dos processos que, antes, estavam na 18ª Turma Disciplinar – Guarulhos.

Compuseram a mesa virtual a Diretoria da OAB SP: Presidente Caio Augusto Silva dos Santos; Vice-Presidente Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, Secretário-Geral Aislan de Queiroga Trigo, Secretária-Geral Adjunta Margarete de Cássia Lopes e Tesoureira Raquel Elita Alves Preto. Também participaram o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Luís Ricardo Vasques Davanzo; a Vice-Presidente da CAASP, Aline Silva Fávero; e os Diretores da entidade, Paula Cristina Fernandes, Raquel Tamassia Marques e Leandro Caldeira Nava. Estiveram presentes, ainda, Presidentes de Subseções e Conselheiros.

Em respeito às vítimas da Covid-19, o encontro foi iniciado com um minuto de silêncio e com uma mensagem do Presidente Caio cobrando a união de todos para o enfrentamento da pandemia. Na sequência, Davanzo lembrou que a CAASP iniciará mais uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1, na próxima sexta-feira (26). A Vice-Presidente da CAASP, Aline Fávero,  destacou outra ação da entidade em prol das advogadas vítimas de violência doméstica, que foi o benefício criado no ano passado, quando o número de agressões às mulheres aumentaram em razão do isolamento social. A advogada também ressaltou a importância da paridade de gênero, presente na atual gestão do Sistema OAB SP/CAASP, e o trabalho da  Caixa para uma Advocacia mais igualitária.

Homenagem

Parte de uma série de eventos da Secional para o mês da Mulher, as Diretoras do Sistema OAB SP/CAASP e as Conselheiras foram citadas em homenagem da OAB SP, agradecendo os trabalhos realizados por todas as advogadas. Para a Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Myrian Ravanelli, essa ação é um reconhecimento dos espaços conquistados pelas mulheres e de suas lutas pela manutenção de direitos.

Segundo a Tesoureira da OAB SP, Raquel Elita Alves Preto, o dia 8 de março provoca a sociedade a fazer política cidadã, contra as desigualdades de gênero e pela valorização das mulheres. Raquel Preto disse, ainda, que os homens devem ser aliados no combate a essa “violência institucional”. De acordo com a Secretária Geral-Adjunta, Margarete Lopes, a iniciativa de homenagear Conselheiras é pioneira na Secional, ressaltando que participa da gestão que mais propicia participação feminina nos espaços de poder/tomadas de decisão. O Presidente Caio, igualmente, discursou nesse sentido, concluindo com um agradecimento às mulheres que compõem o Sistema OAB SP/CAASP por seus serviços prestados à Advocacia.