Skip to main content
CarrosselNotícias

Presidente da OAB SP participa de almoço em celebração ao Dia da Mulher: “a força está na coragem, e coragem nós temos de sobra”

By 8 de março de 2024No Comments

Confraternização em São José dos Campos foi promovida pela ABRACRIM-SP 

A advocacia de São José dos Campos, especialmente a criminalista, compareceu em peso a um almoço em celebração ao Dia da Mulher, na quinta-feira (7). O evento, que contou com a presença da presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, foi promovido pela ABRACRIM-SP (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – Seccional do Estado de São Paulo), em um restaurante da cidade.

Em um discurso forte e encorajador, Vanzolini mandou um importante recado às advogadas criminalistas.

“A nossa advocacia é uma advocacia de enfrentamento. A gente enfrenta forças poderosas – o delegado, o promotor, o juiz, o poder público, a polícia penal. A gente enfrenta tudo com o nosso conhecimento. E nós, mulheres, durante muito tempo fomos consideradas fracas para enfrentar tudo isso. Mas a força não está nos músculos, a força está na coragem, e coragem nós temos de sobra”, ressaltou.

A presidente da OAB SP também destacou o trabalho da instituição na defesa das prerrogativas da advocacia. “Vocês não estão sós. Tem uma instituição forte e poderosa que está atrás de vocês, que é a OAB, e também a ABRACRIM. Contem conosco e não deixem passar as violações de prerrogativas. A gente precisa mudar a cultura da impunidade das ofensas à advocacia. Por isso, nós instituímos, na OAB SP, o programa Reação Imediata, Tolerância Zero”, afirmou Vanzolini.

+Leia também: Comissão de Direito e Prerrogativas fecha o ano com 55 desagravos públicos e 792 processos, alta de 20%

A secretária-adjunta da ABRACRIM-SP, que representou a ABRACRIM Mulher no encontro, Camila Andresa Moura de Oliveira, falou sobre os desafios que as advogadas criminalistas ainda enfrentam no dia a dia da profissão. “A gente ainda vê muito preconceito, não só na lida com o processo, mas principalmente quando a gente vai acompanhar um cliente no interrogatório dentro de uma delegacia de polícia, acompanhar uma testemunha e, muitas vezes, até as vítimas. E aí a gente tem que ter a segurança e a força para mostrar que, quando vai uma mulher na delegacia para ajudar um cliente, vão todas as advogadas criminalistas junto”. 

Advogadas e advogados também aproveitaram o encontro para confraternizar. “Parabenizo a ABRACRIM pela organização, pela sensibilidade de fazer esse evento para comemorar uma data tão importante, mas, sobretudo, de chamar-nos à reflexão. Porque a gente teve muitos avanços em relação à mulher, e à mulher advogada também, mas a gente tem muito ainda a conquistar e muitos espaços a preencher”, destacou a advogada Luana Romani, tesoureira da OAB São José dos Campos.

Homenagens

A ABRACRIM-SP promoveu duas homenagens durante o evento. A primeira, para a advogada Sílvia Dias, ex-presidente da OAB São José dos Campos. A segunda foi para o decano da advocacia criminalista da cidade, Ulisses França. Aos 96 anos -, 46 deles dedicados à profissão – o advogado ficou emocionado ao receber a placa de homenagem.

Sílvia Dias, Ulisses França e Patricia Vanzolini. Foto: Nando Júnior

O presidente da ABRACRIM-SP e Conselheiro Secional da OAB SP, Cristiano Joukhadar, destacou a união da advocacia em defesa das lutas das mulheres e no combate às desigualdades. “Nós fazemos essa celebração aqui em São José dos Campos desde 2018 e, aqui, homens também participam, porque a mensagem em defesa dos direitos da mulher precisa atingir justamente os homens”, ressaltou. 

“Esse encontro mostra que a advocacia está unida e está disposta também ao reconhecimento do valor das mulheres, não apenas as mulheres advogadas, mas todas as mulheres que contextualizam a nossa sociedade”, afirmou o presidente da OAB São José dos Campos, Marcelo Kajiura.

Luana Romani, Cristiano Joukhadar, Camila de Oliveira, Sílvia Dias, Patricia Vanzolini, Hila Andrade e Bruna Soares. Foto: Nando Júnior

 

Almoço reuniu advocacia de São José dos Campos. Foto: Nando Júnior