Skip to main content
NotíciasSubseções

Presidente da OAB SP inaugura sala da advocacia no CPP de São Vicente e faz entrega de carteiras

By 18 de abril de 2024No Comments

Patricia Vanzolini esteve na Baixada Santista e falou sobre a importância do relacionamento com a Subseções

Visando dar mais conforto aos advogados e advogadas criminalistas que precisam comparecer ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), juntamente com a OAB São Vicente e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou a sala da advocacia, que fica próxima à porta de entrada do estabelecimento penal. 

A iniciativa foi comemorada pela presidente da Ordem paulista, Patricia Vazonlini, durante a inauguração na tarde de quarta-feira (17). De lá, a dirigente foi até a OAB local para participar da entrega de carteiras a 19 novos advogados e estagiários. 

“Essa foi uma conquista da presidente da Subseção junto à sua diretoria. Por isso, sempre destaco a importância desse nosso relacionamento com as Subseções. Porque a Subseção está na ponta. É ela que atende, que faz a realização e a entrega. E nós temos sempre que apoiar e dar todo o incentivo, porque quem ganha é a advocacia”, exaltou. 

A conquista também foi celebrada pela presidente da OAB São Vicente, Josiane Cristina. Ela relatou que o atendimento aos advogados no local não era confortável e nem seguro. “A classe da advocacia não tinha onde deixar seus pertences. Os advogados precisavam aguardar sempre do lado de fora, o que gerava um certo desconforto. Essa foi uma forma que encontramos para que eles exerçam a sua profissão de uma maneira realmente mais eficaz e mais cômoda para todos”, apontou. 

Atualmente, o CPP de São Vicente conta com 1.060 detentos do regime semiaberto. Muitos deles prestam serviços comunitários e zeladoria nos municípios da Baixada Santista. A construção da sala da advocacia foi mais um trabalho realizado por eles. O local conta com cadeiras, mesa com um computador e impressora, armário e um toalete.

Além das presidentes das Subseções, estiveram presentes na inauguração o diretor da unidade prisional, Danilo Tobias Oliveira; o secretário-adjunto da OAB São Vicente, Adriano Neves Lopes; a tesoureira da OAB São Vicente, Graziele Kliman; e o presidente da Comissão de Segurança da OAB São Vicente, Carlos Manuel Duarte Marques. 

Entrega de carteiras

Após a inauguração da sala dos advogados, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, foi paraninfa de 19 novos advogados em São Vicente. Em seu discurso de abertura da cerimônia de entrega de carteiras, a dirigente da Secional paulista pediu uma salva de palmas a todos os familiares que estavam presentes no auditório.

“Sem o amor dessa pessoa, sem a confiança e o investimento, muito provavelmente vocês não estariam aqui hoje”, ressaltou.  Ela também lembrou que apenas 20% dos bachareis em Direito passam no Exame da OAB. “A prova é do nível de um concurso público, de magistratura e do Ministério Público. Valorizem essa conquista e honrem a sua própria história”, enfatizou Vanzolini. 

 

Mãe e filha

Entre os novos advogados, estavam mãe e filha, que estudaram juntas. Lucienne Valente, de 56 anos, e Julia Vallente Pereira, 23, comemoraram com orgulho a conquista da carteira da Ordem. “Foi um processo muito intenso e, hoje, é muito gratificante receber a carteira ao lado da minha mãe. Passamos por muitas coisas juntas e esse momento será inesquecível”, disse Jullia, emocionada.

Também participaram da cerimônia de entrega de carteiras a tesoureira da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Solange Coelho; a presidente da OAB São Vicente, Josiane Cristina; o secretário adjunto, Adriano Neves Lopes; a secretária-geral, Maristela Ferreira; e a tesoureira da Subseção, Graziele Kliman.

Anuidade de Volta,  OAB SP Shop, Cartão Black e Prerrogativas

Patricia Vanzolini ressaltou a importância do apoio e do incentivo da OAB SP na carreira de qualquer advogado. Por isso, explicou alguns dos trabalhos e benefícios concedidos pela  Ordem paulista, como, por exemplo, o programa Anuidade de Volta, que permite à advocacia converter o valor pago na anuidade em créditos para fazer cursos na ESA (Escola Superior de Advocacia). Essa iniciativa já beneficiou mais de 5 mil alunos.

Além disso, a presidente da Secional explicou que os profissionais inscritos podem fazer compras no aplicativo OAB SP Shop e acumular cashback para abater do valor da anuidade do ano seguinte. A plataforma oferece desconto em mais de 20 mil lojas – de supermercados e restaurantes a roupas e decoração, passando por entretenimento, beleza e bem-estar. O aplicativo pode ser baixado nas plataformas Android ou IOS. 

Já com relação ao  Cartão Black, Vanzolini destacou que é possível acessar um cartão de visitas virtual, por meio do qual o advogado pode compartilhar contatos e informações, facilitando contatos com colegas e clientes. Ainda no verso do cartão, existe um QR Code que dá acesso direto ao portal souoabsp.org.br, que reúne os principais benefícios e serviços acessados pela advocacia no Universo OAB SP, englobando a OAB SP, a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), a OABPrev-SP (Previdência Complementar para o Advogado) e a ESA (Escola Superior de Advocacia).

Ela ainda ressaltou a importância das prerrogativas. “Todos devem ter o telefone ou da Subseção de sua cidade ou de São Paulo sempre de fácil acesso, como se fosse um disk emergência. Isso é essencial para garantir os direitos e o respeito à nossa profissão”.