CarrosselNotícias

Presidente da OAB SP entrega carteiras à nova advocacia no Circuito das Águas e reforça trabalho de interiorização

By 29 de setembro de 2023outubro 3rd, 2023No Comments
entrega de carteiras em serra negra

Patricia Vanzolini esteve nas subseções de Serra Negra e Amparo

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, esteve nesta quinta-feira (28) no Circuito das Águas Paulista, onde realizou uma intensa agenda nas cidades de Serra Negra e Amparo.

Entre os compromissos, reforçando o trabalho de interiorização que vem sendo realizado pela entidade, a presidente entregou carteiras às novas advogadas e advogados das duas subseções. Ela também visitou dois fóruns locais e palestrou sobre o “Habeas Corpus na Prática”.

O primeiro compromisso do dia foi uma visita ao fórum de Serra Negra. Em seguida, a presidente caminhou até a prefeitura para uma reunião com o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid.

No encontro com o prefeito, Vanzolini explicou a importância do trabalho de interiorização que vem sendo realizado pela OAB SP, levando os serviços da Capital para os advogados do Interior.

“A secional da OAB tem que estar próxima, tem que compreender quais são os problemas específicos de cada subseção e ir ao fórum local para entender como estão tramitando os processos e saber quais os tipos de problemas para realmente poder ajudar e resolver. E este movimento de interiorizar a nossa Ordem a gente só consegue indo a campo.”

A presidente destacou ações atuais de interiorização da Secional, a ampliação dos polos de formação da ESA (Escola Superior da Advocacia) espalhados por todo o Estado.

“A OAB tem que estar em cada localidade e uma estrutura importante da Ordem é o ensino jurídico, é a ESA. Nós estamos abrindo por todo o interior de São Paulo inúmeras unidades locais da Escola Superior da Advocacia. Aqui bem perto de Serra Negra, por exemplo, temos o núcleo da ESA em Amparo para a promoção de cursos presenciais”, afirmou.

A reunião na prefeitura contou também com as presenças do chefe de gabinete Rodrigo Demattê Angeli, do vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adib Kassouf Sad, e do presidente da subseção de Serra Negra, Vitor Anghinoni Nascimento. Após o encontro, o prefeito e as autoridades foram com a presidente da OAB SP até a réplica da Fontana di Trevi (fonte ícone de Roma), atração turística de Serra Negra inaugurada neste ano.

Na sede da subseção, a mesa da solenidade de outorga das carteiras foi composta por Nascimento, presidente da OAB Serra Negra, além da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, do vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad, do conselheiro da OAB SP e ex-presidente da subseção de Serra Negra, Leandro Affonso Tomazi, da juíza da 1ª Vara Judicial de Serra Negra, Juliana Maria Finati, e do juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Serra Negra, Carlos Eduardo Silos de Araújo.

Na cerimônia foram entregues carteiras para três novas advogadas e dois novos advogados. Além de lembrar que foi ultrapassada recentemente a marca de 500 mil carteiras entregues à advocacia paulista, Vanzolini destacou o papel da Ordem paulista de apoiar e defender os profissionais do direito.

Amparo
Em Amparo, a presidente da OAB SP realizou uma aula magna com o tema “Habeas Corpus na Prática”, no fórum da cidade. Entre os presentes estavam a presidente da subseção de Amparo, Vanessa Turolla Alves Cardoso, o vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad, e presidentes de outras subseções da região. Após a palestra, Patricia Vanzolini também fez a entrega da carteira para uma nova advogada da cidade.

Patricia Vanzolini em Amparo

Amparo faz parte do conjunto de dezenas de obras e reformas programadas para as subseções no Estado de São Paulo. Em março deste ano, a Câmara Municipal de Amparo aprovou a doação de terreno para a OAB SP, que construirá uma nova sede da subseção no Centro da cidade.

O novo local será importante tanto para os advogados quanto para grande parte da sociedade que usufrui dos serviços oferecidos pela Secional, como a assistência judiciária gratuita.

“Sabemos que na maioria das cidades do interior não há defensoria pública. A população carente tem o atendimento gratuito de advogados por meio do convênio da OAB SP com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Então vamos construir uma Casa de Advocacia que possa atender não só os advogados, como toda a população de Amparo”, destacou a presidente Patricia Vanzolini.

Patricia Vanzolini em Amparo