Ninguém explicou o Direito Natural a partir de Santo Tomás de Aquino com tanta profundidade quanto o jusfilósofo australiano John Finnis. Sua vasta obra é peça indispensável a quem quer compreender e participar do debate atual, acalorado, entre os chamados juspositivistas e jusnaturalistas.
Pela primeira vez em língua portuguesa, acabam de ser lançados pela editora Molokai cinco volumes da coleção “Ensaios” de Finnis: “Razão na Ação I”, “Razão na Ação II”, “Intenção e Identidade”, “Direitos Humanos e Bem Comum” e “Filosofia do Direito”.
“Ensaios” de John Finnis está à venda em condições promocionais na loja virtual da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.
A CAASP, por seu vice-presidente, Adib Kassouf Sad, esteve presente à solenidade de lançamento da coleção, na noite de 14 de dezembro, no espaço Forever Living, na Capital.
“Os colegas têm a chance de conhecer de forma profunda os escritos desse grande escritor e filósofo, professor da Universidade de Oxford e maior jusnaturalista da atualidade”, disse Adib Sad.
O vice-presidente da CAASP foi um dos palestrantes do evento de lançamento, ao lado de Angela Gandra Martins, mestre e doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do Padre Paulo Ricardo, que é escritor e professor universitário.
“Os livros de Finnis também nos trazem soluções jurídicas, mas, muito mais que isso, ensinam a nos voltarmos para o outro, a sermos pessoas melhores”, discorreu Angela Martins.
Conforme discursou o Padre Paulo Ricardo, a obra de Finnis não pretende ser a “Bíblia” do jusnaturalismo, mas um valioso instrumento de debate – e um debate muito necessário”.