Acordo vai garantir acesso à tecnologia para todas as faixas etárias da advocacia santista e potencializar o trabalho de seus profissionais
A partir deste mês de fevereiro, a OAB Santos e a Fundação Parque Tecnológico de Santos vão trocar suas expertises. A Subseção vai colaborar com informações jurídicas essenciais para quem trabalha com startups, enquanto o Parque Tecnológico poderá orientar na criação de programas específicos para agilizar o cotidiano da profissão.
Para o presidente da OAB Santos, Raphael Meirelles, a tecnologia, presente no Direito, não tem mais volta. A Subseção se coloca, de certa forma, à disposição de dois grupos de profissionais: um que já entrou na Faculdade utilizando a tecnologia e outro, mais experiente, porém, que não domina tão facilmente as linguagens e recursos tecnológicos.
São esses dois grupos que, mesmo com suas diferenças, trabalham dentro de um cenário de vanguarda, com novos horizontes de atuação.
“É preciso saber transitar entre o Direito e esse cenário tecnológico. A parceria é para unir saberes”, acredita Meirelles. O acordo de colaboração foi assinado em setembro de 2023.
Direito e Tecnologia
Para quem vem do mundo jurídico tradicional, a OAB Santos vai ser a ponte entre as demandas da profissão, que já entrou em novo patamar. Tudo dentro de um ambiente que deixa o usuário sentir-se à vontade para interagir no seu tempo e veja na tecnologia uma ferramenta de trabalho, como foi o computador. Isso é considerado essencial para os advogados mais experientes.
Entre as 90 comissões temáticas da OAB Santos existem as que lidam diretamente com a alta tecnologia dentro do mundo jurídico, como as Comissões de Ciência e Tecnologia, Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, Startups e Inovação, Propriedade Intelectual e Direito Espacial.
Para Meirelles, a aproximação do Direito com a tecnologia será melhor entendida a partir da inauguração do Parque Tecnológico.
“O espaço convida para o trabalho compartilhado, com estúdios para gravação de vídeos e podcasts, além de locais para palestras e treinamentos”, explica. “É nesse contexto de curiosidade e criatividade que vamos trabalhar, independentemente da área de atuação dos colegas. A tecnologia vai auxiliar o advogado em sua prestação de serviço, de acordo com sua própria experiência. Nessa parceria pretendemos mostrar que a tecnologia não vai tirar da advocacia seu lugar de importância no acesso à Justiça, porém, vai servir para que esse acesso seja mais rápido”, finaliza.
No dia 31 de janeiro, o presidente da OAB Santos, Raphael Meirelles, participou da entrega de novos espaços do Parque Tecnológico da cidade. Na visita ao local, Meirelles esteve acompanhado pelo ouvidor da OAB Santos, Bruno Bueno; pela vice-presidente da 14ª Turma do TED/OAB SP, Maria Lúcia Robalo; e por outros membros da Subseção: Manuela Andrade (presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero), Gabriel Miceli (diretor-adjunto de Gestão); Jackeline Pereira (secretária-geral) e Rafael Louzano (diretor-adjunto de Planejamento e Projetos Estratégicos).