CAASPNotícias

Outubro Rosa na CAASP: um dia de saúde, alerta e conscientização

By 25 de outubro de 2023No Comments
outubro rosa caasp

O Outubro Rosa foi celebrado pela CAASP no dia 24 com um evento em sua sede que reuniu ações de saúde, oferta de produtos e serviços de empresas parceiras e uma roda de conversa sobre causas, efeitos e prevenção do câncer de mama, além da recepção de cabelos e lenços doados.

Mais de uma centena de advogadas realizou gratuitamente exames de sangue, entre os quais os de marcadores tumorais.

Ao fim do dia, o debate trouxe a público experiências de mulheres que venceram a doença – a mensagem final foi de força, esperança e alerta para os cuidados preventivos.

Ao lado da presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão, e das diretoras Solange de Amorim Coelho (tesoureira) e Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta), conversaram com as advogadas a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, Isabela Castro de Castro, a presidente da Associação Viva Melhor (de apoio a mulheres mastectomizadas), Vera Teruel, e Clarísia Ramos, presidente da Unaccam, a ONG União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama.

“Quem procura acha a cura”. A frase de Clarísia Ramos pode resumir a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Depois de alertar sobre os procedimentos preventivos e os hábitos de vida que podem evitar o surgimento da doença, ela fez uma denúncia: “A violência contra a mulher revela-se também quando faltam medicamentos nos hospitais. O tratamento do câncer é um direito da paciente”.

Citando a iniciativa da CAASP de instalar em Barretos a primeira Casa de Apoio e Acolhimento, que abrigará advogados e advogadas em tratamento de câncer no Hospital de Amor, Adriana Galvão declarou: “O valor das contribuições à Ordem é transformado em serviços e benefícios à advocacia, é transformado em solidariedade”.

Isabela de Castro, por sua vez, transmitiu uma mensagem de união: “Temos que ser perseverantes, ter fibra e muita garra para seguirmos adiante na doença. E temos de estar juntas!”.

Depoimentos – A advogada Rosa Maria dos Santos Cal soube do evento do Outubro Rosa ao receber um e-mail informativo da CAASP. Ela doou seus cabelos para pacientes em tratamento do câncer, cuja queda capilar é um sintoma. “Me sinto abençoada por poder ajudar outras pessoas”, disse.

A advogada Grace Kelly Olívio visitou o salão do Outubro Rosa e contou ter participado Campanha de Saúde da Advogada promovida pela Caixa (ainda em curso, veja AQUI). “Fiz todos os exames preventivos”, afirmou.

Josete Vilma da Silva Lima subiu ao sexto andar do prédio-sede da CAASP para fazer os exames de sangue na unidade do Laboratório São Roque ali instalada. Gratuitamente, ela colheu material para testes de hemograma, colesterol total, colesterol HDL, triglicérides, ácido úrico, creatinina, transaminase glutâmica pirúvica (TGP) e hidroxivitamina D, antígeno carcinoembriogênico (CEA) e CA 125.

“Estes exames são muito importantes. A mulher precisa cuidar da saúde, especialmente as advogadas, que acabam deixando a saúde preventiva de lado”, observou.