CarrosselComissõesNotícias

OAB SP promove evento sobre direitos da boa alimentação na primeira infância

By 10 de outubro de 2023outubro 27th, 2023No Comments
segurança alimentar e nutricional na primeira infância

Secional recebe o cirurgião pediátrico e deputado federal, Zacharias Calil, para discutir sobre os desafios de garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras

A Comissão de Bioética e Biodireito da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) coloca em debate a importância da segurança alimentar e nutricional na primeira infância em um evento marcado para 27 de outubro, na sede da Ordem paulista.

Na ocasião, o médico e deputado federal Zacharias Calil vai tratar das consequências sofridas por crianças que não têm garantida a boa alimentação e nutrição nos primeiros anos de vida, principalmente até os seis anos. O cirurgião pediátrico que atuou na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás é, também, presidente das Frentes Parlamentares Mistas da Saúde e da Primeira Infância e foi indicado para o Prêmio Nobel de Medicina.

Em debate, serão colocadas, ainda, políticas públicas necessárias para melhorar a alimentação e nutrição das crianças brasileiras. Um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), publicado em 2021, traz dados de famílias beneficiárias do Bolsa Família (1.343 pessoas responsáveis por 1.647 crianças, em 21 estados). O acesso dificultado à alimentação saudável foi apontado por mais de 80% dos entrevistados, e a baixa diversidade na dieta por 25%.

“Quando a criança não recebe os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento nessa fase, ela levará consequências irreparáveis para a sua vida adulta, como déficit de crescimento e dificuldades cognitivas”, exemplifica Henderson Fürst de Oliveira, presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB SP.

A autora do artigo publicado pela Comissão de Bioética e Biodireito sobre os direitos fundamentais à boa nutrição na primeira infância, Zenaide Guerra, defende que o marco inicial de desenvolvimento da vida seja desde a concepção. Nesse sentido, a autora reforça que a alimentação de gestantes e lactantes são determinantes para toda a formação cerebral, cognitiva e física do ser humano, sendo, portanto, direitos inerentes e fundamentais de cada indivíduo.

Direitos Fundamentais da Primeira Infância
Data: 27 de outubro
Endereço: sede da OAB SP (rua Maria Paula, 35, Bela Vista, SP)
Inscrições: no site da Sympla