Skip to main content
ComissõesNotícias

OAB SP promove 1º Congresso Brasileiro da Inteligência Artificial no Direito

By 1 de abril de 2024abril 12th, 2024No Comments

Evento proporciona imersão tecnológica e debates sobre o impacto da IA nas práticas jurídicas

Robôs com inteligência artificial ajudaram os inscritos na fase de credenciamento do evento. Foto: OAB SP/Divulgação

Na última segunda-feira, dia 25, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) sediou o 1º Congresso Brasileiro da Inteligência Artificial no Direito, organizado pela Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB SP. O evento proporcionou aos participantes experiências imersivas e tecnológicas, reunindo renomados palestrantes e promovendo debates essenciais sobre a influência da IA no setor jurídico.

A integração da IA no direito tornou-se uma necessidade à medida que a complexidade dos casos e a demanda por eficiência aumentaram. O congresso ofereceu uma oportunidade inédita para os participantes mergulharem no universo da Inteligência Artificial e compreenderem como essa tecnologia está transformando as práticas legais. Com mais de 20 palestrantes e cinco mesas de debates, o evento abordou uma variedade de temas relevantes, desde “Direito e Inovação na Era Digital do Agronegócio” até “Proteção de Dados na Era da Inteligência Artificial”.

Um dos destaques foi a palestra “A IA na prática na advocacia”, que reuniu grandes especialistas como a Senior Legal Manager da 99, Maria Farran; a Legal Manager da LATAM, Maria Carolina Poiano Stella; o Global Blackbelt da Microsoft, Pedro Moura; o Researcher da NIC.br, Leonardo Melo Lins; e o Diretor Jurídico do Corinthians, Yun Ki Lee.

O painel tratou de como a inteligência artificial está mudando a prática da advocacia, automatizando processos, analisando dados e otimizando a resolução de problemas. A tecnologia é essencial para o desenvolvimento dos departamentos jurídicos e a melhoria das estratégias de negócio. E a capacidade de processar dados possibilita a análise da concorrência e a criação de valor para a empresa.

Solano de Camargo. presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB SP Foto: OAB SP/Divulgação

Além disso, foi abordado como o uso de inteligência artificial está crescendo nas empresas, especialmente as grandes, para aumentar a produtividade. Comparado a outros países, o Brasil está próximo de países como Suécia e Noruega no uso de inteligência artificial, indicando um mercado em expansão.

Sobre a importância do advogado se aliar à inteligência artificial, Maria Farran destaca: “O advogado do departamento jurídico que hoje não quer se aliar à tecnologia está cometendo um grande erro, pois não se trata de esvaziar o papel do advogado ao usar tecnologia; pelo contrário, é fundamental para a gestão do departamento.”

Pedro Moura enfatizou a capacidade transformadora da inteligência artificial: “A inteligência artificial não apenas automatiza tarefas, mas também aprimora a experiência do cliente. Ao analisar sentimentos em tempo real e converter conversas em texto, proporciona um atendimento mais eficiente e personalizado. Essa tecnologia é essencial para impulsionar a inovação e a competitividade no setor jurídico.”

O evento proporcionou uma oportunidade única para networking e troca de experiências, a advogada Sofia Almeida, participante que acompanhou todos os painéis do congresso, destaca sobre a relevância do congresso. “Participar desse congresso foi uma experiência incrível e enriquecedora. Pude aprender com profissionais renomados e trocar ideias com colegas do ramo, o que ampliou minha visão sobre o impacto da inteligência artificial no campo jurídico. As reflexões e discussões promovidas aqui certamente vão influenciar minha prática profissional e me motivar a buscar novas formas de inovação e eficiência no meu trabalho como advogada”.

Além de proporcionar uma experiência imersiva e tecnológica aos participantes, com robôs facilitando cadastros e apresentando aplicativos inovadores, o evento incluiu o lançamento do livro “Manual de Engenharia de Prompts no Direito”, escrito pelo presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB SP, Solano de Camargo.