OAB SP participa de reunião preparatória do TJSP para o Mês Nacional do Júri

By 19 de outubro de 2023outubro 23rd, 2023No Comments
OAB SP participa de reunião preparatória do TJSP para o Mês Nacional do Júri

Campanha do CNJ quer dar maior celeridade ao julgamento dos processos que envolvem crimes contra a vida

Nesta segunda-feira (16), a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) participou de uma reunião promovida pelo TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) que teve como objetivo tratar sobre as ações do Mês Nacional do Júri, campanha que acontece ao longo do mês de novembro e foi criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A ideia é unir esforços com os tribunais de justiça de todo o país para priorizar os julgamentos de processos de crimes dolosos contra a vida.

Pela campanha, foram pautados mais de 350 processos do TJSP, entre a capital e as comarcas do interior, reunindo cerca de 130 magistrados em 122 unidades judiciais. O encontro foi conduzido pelo coordenador do grupo, desembargador Walter da Silva, e o diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, esteve representando a secional.

“O Mês Nacional do Júri se mostra uma iniciativa muito importante quando falamos sobre o necessário desafogamento do judiciário, e evidentemente, a advocacia tem um papel fundamental nisso”, avalia Alexandre.

O Comitê de Mobilização do Mês Nacional do Júri também é composto pela juíza assessora da presidência do TJSP, Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, André Gustavo Cividanes Furlan; o promotor de Justiça João Carlos Calsavara; o defensor público Glauco Mazetto Tavares Moreira; o coordenador de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antônio José de Almeida; o capitão PM Cristiano Roberto Tonon; e o 1º tenente Gabriel Cabral de Oliveira dos Santos, como suplente. A reunião contou, ainda, com a presença do coordenador da Diretoria de Planejamento Estratégico do TJSP (Deplan), Rodrigo Teixeira.