Projeto do governo do Estado de São Paulo irá criar uma central de interpretação de libras para facilitar o atendimento da população com deficiência que procura atendimento nos órgãos públicos
A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, e o diretor-tesoureiro da entidade, Alexandre de Sá Domingues estiveram presentes no lançamento do programa São Paulo São Libras do governo do Estado de São Paulo, que foi realizado nesta quarta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes.
O evento contou também com a presença do ex-presidente da OAB paulista e atual secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o presidente da subseção de Tatuapé, Thiago Massicano; e o conselheiro estadual Leopoldo Luis Lima de Oliveira.
O projeto do governo do Estado e da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá implementar uma central de teleatendimento de interpretação de libras em todos os órgãos públicos estaduais, permitindo atendimentos em língua de sinais para a comunidade surda em todo o estado.
O serviço gratuito possibilitará uma comunicação eficaz entre pessoas surdas e os funcionários públicos estaduais por meio de videochamadas com intérpretes de libras.
Para a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, a inclusão é o melhor caminho para uma sociedade melhor e mais justa.
“É muito importante projetos como este que o Estado de São Paulo lança hoje porque ele acolhe essa parte da população minorizada, que também precisa acessar os serviços públicos, mas nem sempre encontra naquela hora e naquele local algum atendente que conheça a Libras”, comemora.
Alexandre de Sá, diretor-tesoureiro da OAB paulista, também parabenizou a iniciativa e lembrou que garantir as ferramentas para que este tipo de atendimento ocorra é assegurar os direitos desta população. “Fornecer essa ferramenta garantirá a independência a todas as pessoas, além de possibilitar que sejam as protagonistas de suas próprias vidas, conferindo dignidade para todos”, destaca.
Os primeiros locais que receberão a estrutura para o teleatendimento em Libras serão as delegacias, e posteriormente, os postos de atendimento ao trabalhador. Os outros órgãos públicos serão adaptados gradativamente.