Evento de inauguração também contou com a assinatura de uma resolução para a criação da Escola de Prerrogativas da OAB SP
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo) realizou a inauguração da nova sede de sua Escola Superior de Advocacia (ESA), na região da Avenida Paulista, na noite desta quinta-feira (31). O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre conselheiros(as), presidentes de Subseções e autoridades. A ocasião marcou também a fundação da Escola de Prerrogativas da OAB SP.
A cerimônia de inauguração da Escola Superior de Advocacia contou com as presenças da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini; do vice-presidente da OAB SP, Leonardo, Sica; do diretor da ESA SP e conselheiro secional da OAB SP, Flávio Tartuce; da secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães; do tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues; do vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad; da vice-diretora da ESA SP e conselheira secional da OAB SP, Sarah Hakim; da ex-diretora e membro do Conselho Curador da ESA SP, Ivette Senise; e do presidente da Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco.
Em seu discurso, a presidente Patrícia Vanzolini mencionou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade.
“A Paulista, embora não seja o centro geográfico da cidade, é o seu centro simbólico, o coração de São Paulo. Trazendo a ESA para o coração da cidade, a gente está querendo dizer o lugar onde a gente acha que a educação deve estar na sociedade. A educação está no centro de tudo e é o coração de qualquer desenvolvimento. Uma sociedade só pode se dizer civilizada se ela se constrói sob a base da educação.”
Diretor da ESA SP, o advogado e professor Flávio Tartuce também falou na solenidade.
“A nossa escola sempre foi muito forte dentro do contexto jurídico. A nossa ESA é um selo que vale muito, nosso diploma vale muito. Somos a maior escola de advocacia do Brasil. Nós tivemos, em 2022, 110 mil inscritos nos nossos cursos online e, agora, voltamos com tudo para o presencial. Queremos ter salas de aula cheias. Desejo que a gente possa reunir nossos alunos de volta nesse espaço com nova estrutura, com toda a tecnologia, com área de convivência. Tudo pensado para a prática da advocacia”, afirmou.
A vice-presidente da OAB SP no triênio 2013/2015 e ex-diretora da ESA SP entre os anos de 2016 e 2018, a jurista Ivette Senise externou seu contentamento em participar de uma nova etapa da história da escola. “É uma satisfação enorme estar aqui na gestão que conseguiu colocar a ESA na posição em que ela sempre mereceu estar, com uma roupa nova, com um novo ardor para cumprir a sua missão. Ficam aqui os meus agradecimentos. É uma satisfação ver essa caminhada que prosseguiu com muito esforço. A ESA é a espinha dorsal da OAB. Sem educação, nada acontece.”
O vice-presidente da OAB SP fechou a rodada de pronunciamentos com um pedido especial feito à advocacia presente.
“Quero reiterar meus agradecimentos a todo mundo que trabalhou para estarmos aqui hoje. Nosso pedido é que não nos deixem parar. A escola é parede, é vidro e carpete, mas queremos fazer ela pulsar de vida. A gente quer fazer mais, carregamos conosco uma carga infinita de otimismo e esperança. Nós temos muito mais pela frente”, revelou Leonardo Sica.
O cerimonial foi finalizado com o descerramento da placa da nova ESA. A secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães, celebrou a inauguração. “A nossa escola festeja os seus 25 anos nessa trajetória de um sonho sonhado lá atrás pela professora Ada Pellegrini, diretora da ESA entre 1998 e 2005, e vivenciado hoje pela nossa presidente Patrícia. Agora o sonho chega a uma nova era, com muita modernidade para acolher a advocacia.”
A vice-diretora da ESA da OAB SP, Sarah Hakim, também comemorou a conquista: “A OAB SP e a ESA rompem barreiras, propiciando uma capacitação de excelência para toda a classe jurídica. Hoje temos mais um momento histórico, que é a inauguração da ESA na região da avenida Paulista. Mais moderna, com toda a estrutura e ferramentas necessárias para o aperfeiçoamento do ensino”.
O tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá, destacou que toda a advocacia pode desfrutar da ESA a partir do programa Anuidade de Volta. “Hoje a gente inaugura uma unidade da ESA à altura do que a advocacia merece. Todos podem conhecer esse espaço de cultura e conhecimento usando o programa Anuidade de Volta. Tudo que é pago na anuidade volta em créditos para usar não só em cursos aqui na ESA central, mas em todos os núcleos ESA do estado de São Paulo”, explicou.
Entre os convidados do evento, estava a professora Maria Garcia, vice-presidente do Conselho Curador da ESA SP. Com 90 anos, ela é uma grande referência na área do Direito Constitucional. “A ESA trata de um tema muito importante, que é a educação continuada para o constante aperfeiçoamento do exercício da advocacia. A educação é o caminho do conhecimento e a escola da liberdade. Cumprimento a todos pela inauguração da nova escola”, disse a doutora.
Também marcou presença na celebração o coordenador pedagógico da ESA MT, Douglas Ibarra. “Nós gostaríamos de agradecer à diretoria pelo convite. Estamos aqui para prestigiar a nova sede e viver este momento ímpar. A OAB SP é de vanguarda, um símbolo para todos nós. Estar nesse evento e se inspirar na experiência da ESA SP é um grande orgulho e uma oportunidade de levarmos conhecimento e capacitação para toda a advocacia do nosso estado”, afirmou.
Moderna e bem localizada
As novas instalações da ESA ocupam dois andares em um prédio na Rua Cincinato Braga, na região da Avenida Paulista, próxima ao shopping Pátio Paulista e ao hospital Oswaldo Cruz. A nova localização foi escolhida para facilitar o acesso de alunas e alunos, com instalações mais modernas e alinhadas às mais avançadas tecnologias de ensino, proporcionando um ambiente mais favorável ao aprimoramento profissional, cultural e técnico.
O espaço possui, além de salas de aula totalmente equipadas, auditório, estúdio, sala de estudo e sala de convivência com uma galeria que homenageia todos os ex-diretores da escola, que existe desde 1998 e celebra seus 25 anos de história. Os estudantes da ESA também possuem, à disposição, uma biblioteca online com mais de 3 mil exemplares disponíveis.
Escola de Prerrogativas da OAB São Paulo
A inauguração da Escola Superior de Advocacia na região da Avenida Paulista foi também uma oportunidade para a assinatura da resolução conjunta Nº 1/2023, que cria a Escola de Prerrogativas da OAB São Paulo. Assinaram o documento a presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini; o diretor da ESA SP, Flávio Tartuce; e o presidente da Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco.
“A criação da Escola de Prerrogativas, que hoje temos a honra de fundar, é um legado que vamos deixar para a OAB SP de forma permanente. Eu costumo dizer que sem prerrogativas não há advocacia, e sem advocacia não há justiça. A gente tem que exigir o respeito e a observância das nossas prerrogativas que, ao fim e ao cabo, não são nossas, são da cidadania. Poderemos nos aproveitar dessa estrutura magnífica da ESA que, certamente vai abrigar muitas aulas e muitos ensinamentos sobre o tema”, disse Pacheco.
A recém nomeada diretora da Escola de Prerrogativas, Roberta Azzone, celebrou o novo instituto de ensino. “A Escola de Prerrogativas é a materialização de um sonho que foi sonhado em conjunto ao Colégio de Presidentes, em 2022, e tornou-se realidade graças ao esforço e apoio incondicional da diretoria secional Ela é de suma importância para a advocacia, afinal grande parte dos advogados defendem o direito dos seus clientes, mas desconhecem a totalidade dos direitos inerentes à profissão. A Escola vem justamente para sanar essa problemática, levando o conhecimento necessário de forma teórica e prática.”