Skip to main content
CarrosselNotícias

OAB SP e nova diretoria da AASP renovam parceria e engajamento em prol de lutas da advocacia

By 31 de janeiro de 2024No Comments

Entidades listaram custas processuais, sustentação oral e honorários entre as pautas prioritárias para 2024, e defenderam o uso da tecnologia a favor dos profissionais do Direito

A diretoria da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) recebeu, nesta quarta-feira (31), o novo corpo de direção da AASP (Associação dos Advogados), que tomou posse no início deste mês. 

No encontro, as duas entidades se comprometeram a seguir unindo forças em prol da defesa da advocacia paulista e das pautas em comum para as entidades. “Essa nova diretoria quer dar continuidade à parceria com a OAB SP, que se manteve firme nos últimos anos”, afirma André Almeida Garcia, que substitui Eduardo Mange.

As duas entidades estiveram juntas, por exemplo, nas audiências públicas sobre o aumento das custas processuais no estado de São Paulo. O texto acabou aprovado, mas a votação foi adiada diversas vezes também graças à pressão da advocacia presente na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). 

“Sempre que estivemos juntos, sentimos a força que é ter duas entidades lutando por uma causa e representando toda a advocacia”, afirma Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP. 

Segundo Vanzolini e Garcia, a manutenção das custas e taxas processuais e o direito à sustentação oral devem se manter como prioridades na pauta das duas entidades, além da constante luta por honorários mais justos. 

Outros pontos considerados relevantes para a agenda do ano por OAB SP e AASP é o acompanhamento da regulamentação da reforma tributária e do imposto de renda. “Temos chance de atuar no âmbito de Leis Complementares, que ainda serão formuladas, atentos a alguns pontos que podem impactar a advocacia, sejam escritórios grandes ou pequenos”, pontuou Antonio Carlos de Almeida Amendola, diretor administrativo da associação. 

Promover mais eventos em conjunto também foi outra ideia pontuada por Garcia, e aprovada pela diretoria da OAB SP, que deseja ver a AASP mais atuante e presente, por exemplo, nas entregas de carteiras. “Essa cerimônia é um momento muito importante, em que todos estão emocionados ao lado de seus familiares, e sentimos que ele precisa ser mais impactante”, afirma Vanzolini. 

diretoria-oabsp-aaasp

Divulgação OAB SP

Por uma advocacia conectada à inovação

Outra missão em comum reforçada pelas entidades é tornar a advocacia proficiente em soluções tecnológicas. Ambas já oferecem soluções e serviços para aproximar os profissionais de novas ferramentas no dia a dia, mas sentem que é preciso ir além e investir também em treinamento. 

“Com tantas ferramentas, não é fácil para o advogado saber no que investir. Nós, como instituições sérias, devemos guiá-los sobre o que é realmente necessário para o exercício da advocacia e qual a melhor forma de implementar essas soluções”, afirma Vanzolini.  

Nesse contexto, a OAB SP lançou recentemente iniciativas como o Marketplace de Lawtechs e o certificado digital em nuvem, entre outras aproximações entre o direito e a tecnologia. Cursos, palestras e workshops sobre o tema estão sempre no calendário da instituição.

Já a AASP tem como destaque o gerenciador de escritórios, a assinatura digital e o Legal Coworking, entre outras ferramentas. Para atrair a advocacia, são oferecidos 100 dias gratuitos para fazer degustação desses serviços.  

Pela OAB SP, participaram do encontro a presidente Patricia Vanzolini e o vice Leonardo Sica; a secretária-geral Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta, Dione Almeida Santos; e o tesoureiro Alexandre de Sá Domingues.

Pela AASP, além do presidente André Almeida Garcia, estiveram presentes a vice Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o diretor administrativo, Antonio Carlos de Almeida Amendola; o diretor de produtos e serviços, Antonio Carlos de Oliveira Freitas; o diretor jurídico, Rodrigo Cesar Nabuco de Araujo; a diretora adjunta, Luciana Pereira de Souza; e o diretor-adjunto Rogério Lauria Marçal Tucci.