NotíciasÚltimos Destaques

“Não tem alternativa para ser um advogado bem sucedido, que não usar a tecnologia”, diz Leonardo Sica

By 10 de agosto de 2023No Comments

Vice-presidente da OAB SP participou da Jornada Cultural com uma palestra sobre os impactos da revolução digital na prática jurídica

A advocacia deixará de existir? Será substituída pelas máquinas? Como usar a tecnologia a favor da prática jurídica? Essas foram algumas das questões abordadas pela palestra Soluções para a Advocacia na Revolução Digital, realizada pelo vice-presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo) Leonardo Sica durante o quarto dia de Jornada Cultural, nesta quinta-feira (10).

Sobre a relevância do assunto de sua fala, o vice-presidente afirmou ser o grande tema transversal da prática da advocacia na atualidade.

“Todos pensamos, em maior ou menor grau de aflição, em como a tecnologia vai afetar o nosso dia a dia e em como usar a tecnologia para ser mais competitivo, mais eficiente e entender melhor as pessoas que nos procuram. O que fez o ser humano prevalecer na face da Terra foi sua capacidade de coletar dados e transmitir informações. Essa é a história da humanidade, foi assim que o homo sapiens prevaleceu. Ter medo disso é lutar contra a nossa própria evolução. A tecnologia aplicada à informação é natural para nós, o que nos perturba é a velocidade. Antes, a evolução era feita de maneira progressiva e agora é exponencial”, disse Sica.

Sica dividiu as tecnologias aplicadas à prática jurídica em dois tipos: de sustentação e disruptiva. As de sustentação aprimoram a maneira como uma profissão é exercida, mas não a mudam. Já as tecnologias disruptivas são aquelas que desafiam e mudam a funcionalidade do setor. Ele exemplificou com o caso de uma grande empresa que produzia máquinas fotográficas, que não se atualizou com o advento dos telefones celulares com câmera e decretou falência em 2012.

O palestrante deu exemplos de tecnologias disruptivas que já estão sendo utilizadas na prática do Direito, como os softwares de automação de documentos que, com apenas algumas informações, já elaboram contratos, os softwares que leem processos e separam as informações mais relevantes para a causa e os softwares que fazem a resolução online de disputas. Ele também abordou o ponto das plataformas de orientação online.

“Todo mundo já ouviu falar em telemedicina, é a mesma coisa. Isso deve ser regulamentado e logo ser popularizado na advocacia, até porque isso já acontece informalmente. É disruptivo porque aumenta muito, e de forma transparente, a competitividade – porque tornaria possível atender alguém do Acre, por exemplo”, ressaltou.

Ao ser questionado se a advocacia vai deixar de existir, Sica foi contundente: “Claro que não. As pessoas vão continuar demandando por Direito. A profissão não deixa de existir, ela se desdobra. A tecnologia dá a oportunidade de ser melhor na carreira e ascender com mais velocidade. Com essa explosão de conhecimento, pela primeira vez na nossa profissão, o advogado mais novo e mais conectado pode saber mais que o mais velho, por exemplo”, alegou.

Leonardo Sica aproveitou a oportunidade para contar que, recentemente, a OAB SP lançou um marketplace de lawtechs que reúne mais de 60 empresas selecionadas pela secional paulista para prestar serviços de tecnologia para advogados e escritórios.

Para finalizar, Leonardo Sica trouxe uma reflexão: “É possível que o futuro da nossa profissão pertença às pessoas mais capazes de trabalhar em parceria e colaboração entre pessoas e máquinas. Só vai evoluir quem evoluir junto com as máquinas. Os valores distintivos do profissional do Direito são a empatia, a imaginação, a subjetividade, o desafio. A inteligência artificial interpreta e aprimora, mas ela não desafia. Pessoas e máquinas podem trabalhar de maneira simbiótica. Não tem alternativa para ser bem sucedido que não usar a tecnologia.”

A Jornada Cultural é um evento gratuito que reúne uma série de conteúdos sobre a prática jurídica em celebração ao Mês da Advocacia. Ela conta com o apoio institucional da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e da OABPrev-SP. As vagas para participação são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site da Sympla. Todos os presentes na Jornada serão conferidos com certificados de participação e concorrerão a um par de ingressos para o Baile da Advocacia, uma noite de festa promovida pela OAB SP no próximo dia 19 de agosto em comemoração ao Mês da Advocacia.

Serviço:

Jornada Cultural

De 07 a 11 de agosto de 2023, das 9h às 18h

Endereço: Sede OAB SP – Rua Maria Paula, 35, Bela Vista, SP

Programação completa disponível em https://sites.google.com/oabsp.org.br/jornadacultural