Encerrou-se no dia 29 de maio o 4º Circuito de Xadrez On-line OAB SP-CAASP. Na ocasião, foram realizados dois torneios simultâneos. Em um deles, o Departamento de Esportes e Lazer da Caixa de Assistência, área de responsabilidade do diretor Edivaldo Mendes da Silva, o Barão, reuniu os melhores competidores das três etapas anteriores do Circuito para, ao final, coroar o melhor enxadrista do ano. No outro, 57 advogados e advogadas disputaram um torneio aberto.
Na finalíssima do Circuito de Xadrez On-line da Advocacia, que contou com a participação dos 30 primeiros enxadristas melhor colocados nas edições realizadas nos meses de fevereiro, março e abril 2022, o vencedor foi Marcos Guilherme Monteiro Jorge, que agora soma 18 títulos dos torneios de xadrez da advocacia, somadas as modalidades presencial e on-line.
Monteiro Jorge descreveu último jogo do torneio, contra Moisés Rodrigues de Andadre Júnior, que ficou com vice-campeonato: “No começo, ganhei uma qualidade, isto é, quando trocamos um cavalo ou um bispo em troca de uma torre. Mas depois o jogo se complicou e a partida foi tecnicamente complexa”.
O alto nível técnico e de competitividade dos atletas não tirou o caráter amistoso do torneio. “Eu acho que o principal deste torneio é justamente a confraternização. Numa sociedade como a nossa, automatizada, onde esquecemos do outro, acho que esse torneio ajuda a aproximar as pessoas”, diz o campeão.
O terceiro lugar do 4º Circuito de Xadrez On-line OAB SP-CAASP ficou com Horácio Prol Medeiros.
Completam a classificação geral da competição o quarto lugar de André Albuquerque Cavalcanti, a quinta posição de Felipe Leandro Annibale, a sexta colocação de Bruno Leopoldino Dias Batista, o sétimo lugar de Orlando Silva Souza, a oitava posição de Walter Dias Cordeiros Júnior, a nona colocação de Felipe Ribas de Morais e o décimo lugar Milton Massato Okamoto. Estes competidores serão agraciados com medalhas.
Torneio Aberto – Simultaneamente à realização da finalíssima, o Departamento de Esportes e Lazer organizou na mesma data um torneio aberto para outros 57 enxadristas, entre advogados e advogadas.
Eduardo Feitosa dos Santos foi o campeão dessa disputa. Thiago Cardoso de Castro foi o vice-campeão e Egon da Silva Oliveira foi o terceiro colocado.
Os advogados Rubens da Silva Oliveira, Roberto Simões Gameiro, Henrique de Melo Ruy, Anderson Carlos Gomes, André Gilberto Guimarães, Gabriel Gongora e Gabriel Lisboa Bernardo da Silva completaram, respectivamente, o ranking do torneio do quarto ao décimo lugar e serão agraciados com medalhas.