A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) alerta a advocacia para a importância de se vacinar contra o herpes zóster, doença infecciosa causada pelo vírus da catapora que, no caso de pessoas contaminadas na infância, pode voltar a aparecer na fase adulta, provocando o surgimento de bolhas e vermelhidão na pele, coceira, dor, formigamento ou queimação no local afetado, além de febre baixa. Pode-se transmitir o vírus para quem nunca teve catapora, fazendo com que o indivíduo desenvolva herpes zóster.
Para que não ocorra transmissão, é necessário manter distância da pessoa infectada, evitando compartilhar vestimentas, roupas de cama e toalhas.
A CAASP convida advogadas e advogados, especialmente profissionais com mais de 50 anos, a procurar as clínicas de vacinação referenciadas pela entidade para prevenção contra o herpes zóster, com destaque para quem possui algum grau de deficiência imunológica. Os serviços de saúde referenciados pela Caixa de Assistência praticam os menores preços do mercado.
Para verificar a clínica de vacinação mais próxima, acesse o link: https://www.caasp.org.br/clinicas-de-vacinacao.asp.
O diagnóstico do herpes zóster, normalmente, é feito com base na avaliação dos sinais da doença, assim como na observação das lesões na pele. Mas, atenção: algumas doenças podem apresentar sintomas semelhantes aos do herpes zoster, como o impetigo, a dermatite de contato, a dermatite herpetiforme e o herpes simples.