Skip to main content
CarrosselNotícias

‘Fui muito criticada por ser mulher’, conta presidente da OAB SP, em conferência realizada em Florianópolis

By 4 de março de 2024março 8th, 2024No Comments

Patricia Vanzolini participou da VIII Conferência Estadual da Mulher Advogada de Santa Catarina, ao lado das dirigentes das secionais de Mato Grosso, Bahia e Paraná

A presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, participou da abertura da VIII Conferência Estadual da Mulher Advogada de Santa Catarina, realizada quinta-feira (29) na sede da OAB catarinense (OAB-SC), em Florianópolis. Em seu discurso, ela enfatizou como ainda é difícil quebrar paradigmas ao assumir cargos de liderança nos dias atuais. 

“Recebi diversas críticas quando me candidatei à presidência da OAB SP. Escutei: ‘você vai jogar seu nome na lama?’ ‘Sua vida vai acabar!’ Teve gente que me disse que eu devia ser candidata à vice”, contou Vanzolini, primeira mulher eleita presidente da Ordem paulista em 90 anos. 

Foram dois dias de evento (29/2, e sexta-feira,1/3), que abordou o tema “Das Raízes ao Florescer”. Patricia Vanzolini dividiu o debate com outras mulheres líderes em suas áreas de atuação. Além da dirigente da Secional paulista, participaram do painel de abertura, presencialmente, a presidente da OAB Mato Grosso, Gisela Cardoso; e a presidente da OAB Bahia, Daniela Lima de Andrade Borges. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, expôs a sua fala de forma remota.

Experiências e insights

As palestrantes compartilharam suas experiências e insights, inspirando as participantes a conquistarem seus espaços e a lutarem por uma advocacia mais inclusiva e justa. Além disso, durante os debates, foram discutidas iniciativas e políticas que visam a promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade no ambiente jurídico, evidenciando a força e o potencial transformador da união entre as mulheres na advocacia. 

Mais de 500 mulheres participaram do evento, que teve o objetivo de propiciar o desenvolvimento da mulher advogada, promover a integração e a disseminação de conhecimento, o desenvolvimento profissional, bem como incentivar que mais mulheres ocupem lugares de liderança na sociedade.