Num momento em que volta a crescer o número de contaminações pelo novo coronavírus, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) informa que está disponível em suas farmácias e loja virtual – caaspshop.com – o autoteste de Covid-19 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há opções de marcas a partir de 39,90 reais.
O autoteste pode ser feito pelo paciente em casa e sem ajuda de um profissional da saúde. O dispositivo realiza teste de antígeno do material coletado no fundo do nariz e busca sinais de anticorpos gerados pelo corpo após a infecção, diferentemente do teste RT-PCR, mais demorado e que detecta a presença do material genético do novo coronavírus.
O autoteste deve ser feito de três a sete dias após o surgimento dos sintomas para se evitar falso negativo, pois, antes desse período, o paciente pode não ter uma quantidade de vírus detectável no corpo. Também é importante para evitar exposição do paciente e consequentes transmissões porque, se testar positivo, ele deverá ficará em casa e comunicar familiares e demais pessoas com quem teve contato.