Programa “Entrevistas Diversitas” vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 19h30
Histórias de felicidade, família e amor. Quem começou a assistir a segunda temporada de entrevistas neste mês de outubro organizada pela Comissão Permanente de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da Seccional OAB SP encontrou uma série de relatos que envolvem o mundo LGBTI+.
Desde 5 de dezembro do ano passado, o canal Diversidade OAB SP no Instagram realiza entrevistas com presidentes de CDSG das subseções da OAB paulistas. E, por isso, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) percebeu que o assunto precisava ir além.
A Comissão resolveu inovar e, em outubro deste ano, trouxe um leque de pessoas diferentes do mundo LGBTI+ para que prestassem relatos do cotidiano sempre abordando o tema “Famílias LGBTI+ existem. Famílias LGBTI+ têm direitos”.
A presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, ressalta que a união homoafetiva é uma forma de constituição de família, além do respeito à individualidade de cada um, assegurando o mesmo grau de liberdade, segurança e dignidade. “É preciso assegurar aos cônjuges de união homoafetiva o direito à herança, ao plano de saúde e aos direitos previdenciários, entre outros, que são direitos garantidos desde 2011 pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”.
Para a Comissão Permanente de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG), qualquer entendimento que exclua o reconhecimento das famílias LGBTI+ como entidades familiares significa um retrocesso em termos de direitos humanos e afronta diretamente os direitos fundamentais previstos na Constituição do Brasil.
Entrevistas Diversitas
A ideia de lançar este novo formato de programa foi da atual presidente da CDSG, Heloisa Helena Cidrin Gama Alves. Trazer personagens ligados à diversidade sexual e de gênero das mais diversas áreas, não só da advocacia, foi uma forma de mostrar que há várias formas de inclusão e de respeito à orientação sexual, identidade e expressões de gênero.
O programa “Entrevistas Diversitas”, que significa diversidade em latim, é conduzido pelo secretário de Comunicação da Comissão, Marcelo Brito Guimarães. “Procuro deixar o entrevistado bem à vontade para falar sobre a vida, as experiências e entender como funciona em prática a família LGBTI+ no país. Além de advogado, sou coach e trabalho programação neurolinguística. Sei bem como conseguir depoimentos surpreendentes, que muitas vezes nos levam a refletir sobre o tema”.
No dia 9 de outubro, o advogado Savio Andrade foi o entrevistado e contou suas experiências, vitórias e dificuldades enquanto homem gay cisgênero pertencente a uma família LGBTI + e pai de uma uma mulher lésbica. Já no dia 16 de outubro, foi a vez da Dra Patrícia Mannaro, que é lésbica, cisgênera e tem uma filha de um casamento heterosexual anterior.
Na última quarta-feira (18), a entrevistada foi a advogada e vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias, uma grande jurista no campo dos Direitos das pessoas LGBTI+. Confira como foi a entrevista no link.
Os programas são apresentados sempre às segundas-feiras, às 19h30, e têm duração de aproximadamente 1 hora. Devido à agenda da Maria Berenice houve uma exceção para que ela participasse do programa, e por isso, a entrevista foi exibida excepcionalmente em uma quarta-feira.
E no dia 23, Carmo Dalla Vecchia, homem gay, ator e ativista conta sua experiência em família, às 19h30, no mesmo canal.
Interessados podem assistir as entrevistas no canal do Instagram através do link.
Serviço – Entrevistas Diversitas
Data: às segundas-feiras;
Horário: 19h30;
Disponível em: Instagram ‘Diversidade OAB SP’.