NotíciasÚltimos Destaques

Em celebração ao Mês das Mulheres, OAB SP marca presença em seminário ‘Mulheres que Inspiram’

By 12 de março de 2024No Comments

Organizado pela Secretaria Municipal de Justiça e o CEJUR, evento reuniu mulheres influentes, incluindo Patricia Vanzolini, para promover debate sobre igualdade de gênero e mudança institucional

Na noite de sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, representou a instituição no seminário online “Mulheres que Inspiram: Concretização da Igualdade de Gênero e Transformação das Instituições Públicas”. Organizado pela Secretaria Municipal de Justiça e CEJUR (Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município), o evento ofereceu espaço de reflexão e debate com mulheres influentes em diversas áreas, desde o direito e a política até os serviços públicos municipais.

Com mediação da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo e da primeira mulher negra a ocupar a diretoria da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB SP, Eunice Prudente; além da presidente da Ordem paulista, o evento também contou com a participação da secretária nacional do Ministério de Planejamento, Virgínia de Angelis Oliveira de Paula; da procuradora do Município de São Paulo, Nataly Roque; da secretária municipal de Direitos Humanos, Soninha Francine; da secretaria executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas; e da mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, Simone Henrique.

Ao falar sobre “Mulheres em Defesa da Democracia”, Patricia Vanzolini discutiu sua experiência na política, destacando como a falta de representatividade prejudica a democracia. Ela enfatizou a importância da presença feminina no campo político, para garantir uma verdadeira representação democrática, e ainda abordou os desafios enfrentados pelas mulheres ao ingressar nesse cenário, incluindo desincentivos e violência política.

“A classe política não está refletindo a diversidade da sociedade, o que acaba afastando as pessoas da política. Por isso, é crucial promover a participação das mulheres nesses espaços. Não pode haver democracia verdadeira sem igualdade de representação”, afirmou Vanzolini.

Ela também destacou o novo convênio entre a OAB SP, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e o Ministério Público Eleitoral, para fiscalizar candidaturas de gênero nas eleições municipais. “Anuncio, aqui, com muito orgulho, que, na semana passada, a OAB SP, por meio do nosso Observatório Eleitoral de Diversidade, assinou um convênio com o TRE  e com o Ministério Público Eleitoral, para ser a receptora de denúncias sobre violação e fraude às cotas de gênero e violência política de gênero”, enfatizou.

Desafios e lutas

O encontro explorou, ainda, temas relevantes para as mulheres, como os desafios e lutas na sociedade brasileira, o papel das mulheres negras como fontes de inspiração e suas contribuições, e a importância da inclusão e diversidade.

Com destaque para Soninha Francine, que abordou os “Desafios Culturais e Sociais Enfrentados pelas Mulheres em São Paulo”. Ela discutiu questões como geração de renda, acesso a benefícios, ampliação do acesso a métodos contraceptivos e planejamento reprodutivo, além do enfrentamento da violência doméstica e psicológica.

Com reflexão às demandas impostas para as mulheres, Francine deu o exemplo de como a mulher é responsável pelos cuidados com os filhos, com enfoque na preocupação com vagas em creches. “Falamos de creche como uma política para mulher, quando não deveria ser. É uma política para quem tem filhos. Mas, quem procura vaga, sacrifica seus trabalhos pela falta de vagas”, pontuou.

Para finalizar o encontro, Eunice Prudente resumiu o propósito do evento. “Buscamos concretizar a igualdade de gênero e transformar as instituições públicas. É uma honra, para a Secretaria Municipal da Justiça, receber todas essas mulheres inspiradoras”, concluiu.