Skip to main content
NotíciasÚltimos Destaques

Em celebração ao Mês das Mulheres, OAB SP marca presença em seminário ‘Mulheres que Inspiram’

By 12 de março de 2024No Comments

Organizado pela Secretaria Municipal de Justiça e o CEJUR, evento reuniu mulheres influentes, incluindo Patricia Vanzolini, para promover debate sobre igualdade de gênero e mudança institucional

Na noite de sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, representou a instituição no seminário online “Mulheres que Inspiram: Concretização da Igualdade de Gênero e Transformação das Instituições Públicas”. Organizado pela Secretaria Municipal de Justiça e CEJUR (Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município), o evento ofereceu espaço de reflexão e debate com mulheres influentes em diversas áreas, desde o direito e a política até os serviços públicos municipais.

Com mediação da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo e da primeira mulher negra a ocupar a diretoria da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB SP, Eunice Prudente; além da presidente da Ordem paulista, o evento também contou com a participação da secretária nacional do Ministério de Planejamento, Virgínia de Angelis Oliveira de Paula; da procuradora do Município de São Paulo, Nataly Roque; da secretária municipal de Direitos Humanos, Soninha Francine; da secretaria executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas; e da mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, Simone Henrique.

Ao falar sobre “Mulheres em Defesa da Democracia”, Patricia Vanzolini discutiu sua experiência na política, destacando como a falta de representatividade prejudica a democracia. Ela enfatizou a importância da presença feminina no campo político, para garantir uma verdadeira representação democrática, e ainda abordou os desafios enfrentados pelas mulheres ao ingressar nesse cenário, incluindo desincentivos e violência política.

 

“A classe política não está refletindo a diversidade da sociedade, o que acaba afastando as pessoas da política. Por isso, é crucial promover a participação das mulheres nesses espaços. Não pode haver democracia verdadeira sem igualdade de representação”, afirmou Vanzolini.

Ela também destacou o novo convênio entre a OAB SP, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e o Ministério Público Eleitoral, para fiscalizar candidaturas de gênero nas eleições municipais. “Anuncio, aqui, com muito orgulho, que, na semana passada, a OAB SP, por meio do nosso Observatório Eleitoral de Diversidade, assinou um convênio com o TRE  e com o Ministério Público Eleitoral, para ser a receptora de denúncias sobre violação e fraude às cotas de gênero e violência política de gênero”, enfatizou. 

Desafios e lutas

O encontro explorou, ainda, temas relevantes para as mulheres, como os desafios e lutas na sociedade brasileira, o papel das mulheres negras como fontes de inspiração e suas contribuições, e a importância da inclusão e diversidade.

Com destaque para Soninha Francine, que abordou os “Desafios Culturais e Sociais Enfrentados pelas Mulheres em São Paulo”. Ela discutiu questões como geração de renda, acesso a benefícios, ampliação do acesso a métodos contraceptivos e planejamento reprodutivo, além do enfrentamento da violência doméstica e psicológica.

Com reflexão às demandas impostas para as mulheres, Francine deu o exemplo de como a mulher é responsável pelos cuidados com os filhos, com enfoque na preocupação com vagas em creches. “Falamos de creche como uma política para mulher, quando não deveria ser. É uma política para quem tem filhos. Mas, quem procura vaga, sacrifica seus trabalhos pela falta de vagas”, pontuou.

Para finalizar o encontro, Eunice Prudente resumiu o propósito do evento. “Buscamos concretizar a igualdade de gênero e transformar as instituições públicas. É uma honra, para a Secretaria Municipal da Justiça, receber todas essas mulheres inspiradoras”, concluiu.