CarrosselNotícias

CRADV23: Trilha de Igualdade Racial propõe união de esforços e melhorias

By 16 de outubro de 2023No Comments
Trilha da Igualdade Racial

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (6) na 12ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em Ribeirão Preto

A trilha de Igualdade Racial da 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), realizada nesta sexta-feira (6), em Ribeirão Preto, reuniu boas ideias e histórias de representatividade, além de apresentar os avanços que vêm sendo conquistados pela Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) e pelas Comissões presentes em diversas subseções do Estado.

O presidente da Comissão de Igualdade Racial, Irapuã Santana, liderou o bate-papo da trilha e destacou a importância de expandir os trabalhos feitos pela advocacia negra em todas as casas de advocacia, com a atuação de coordenadores que possam atender não apenas questões relacionadas ao exercício da classe, mas também a sociedade como um todo.

“Estamos com uma equipe cada vez maior e mais direcionada no objetivo de atender a todos, mas, para isso, preciso da ajuda de vocês. Para além do crescimento, queremos representatividade na nossa profissão e, principalmente, para os nossos”, destacou.

A diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, também reforçou o propósito da trilha.

“Nós não vamos mudar o planeta, mas podemos torná-lo um pouco melhor. E, no lugar de advogada, reconheço os nossos meios. O primeiro contato com o poder que nós temos fora de casa, é na escola. E, normalmente, as figuras de autoridade são brancas. Isso diz muito o número de alunos pretos que não chegam ao segundo grau ou que concluem os estudos apenas por concluir. É uma questão racial, sim, e nós vamos lutar contra isso enquanto Comissão”, afirmou.

Trilha da Igualdade Racial

12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho e áreas de atuação.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).