ComissõesNotícias

CRADV23: Irapuã Santana destaca papel da advocacia no acesso à justiça

By 11 de outubro de 2023outubro 16th, 2023No Comments
Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana

Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana fala sobre acesso dos mais pobres à Justiça e o papel do advogado neste processo

Durante a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), realizada nesta sexta-feira (6) em Ribeirão Preto com a participação de 15 subseções da região, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana, falou sobre a advocacia multidisciplinar como uma necessidade urgente.

Para embasar o tema, ele citou o acesso dos mais pobres à Justiça e como o advogado deve buscar atingir essas pessoas. “Essa jurisdição é feita para quais pessoas? Cerca de 103 milhões de brasileiros vivem com menos de 14 reais por dia. São essas pessoas que acessam a Justiça? Não são”, critica Santana.

Ele lembra que 30 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, por exemplo, o que torna o cenário ainda mais emblemático. “O Estado não está chegando até essas pessoas para garantir o básico. O nosso trabalho, enquanto advogado, é atingir essas pessoas. O Judiciário tem que ser considerado um serviço público”, defende.

Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana

12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho e áreas de atuação.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem.

Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).