Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana fala sobre acesso dos mais pobres à Justiça e o papel do advogado neste processo
Durante a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), realizada nesta sexta-feira (6) em Ribeirão Preto com a participação de 15 subseções da região, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana, falou sobre a advocacia multidisciplinar como uma necessidade urgente.
Para embasar o tema, ele citou o acesso dos mais pobres à Justiça e como o advogado deve buscar atingir essas pessoas. “Essa jurisdição é feita para quais pessoas? Cerca de 103 milhões de brasileiros vivem com menos de 14 reais por dia. São essas pessoas que acessam a Justiça? Não são”, critica Santana.
Ele lembra que 30 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, por exemplo, o que torna o cenário ainda mais emblemático. “O Estado não está chegando até essas pessoas para garantir o básico. O nosso trabalho, enquanto advogado, é atingir essas pessoas. O Judiciário tem que ser considerado um serviço público”, defende.
12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)
A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.
Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho e áreas de atuação.
Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem.
Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).