Evento focou temas como marketing jurídico e ética, e contou com a presença da presidente e vice da Ordem paulista, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) promoveu, na sexta-feira (27), em Votuporanga, o Congresso Regional da Jovem Advocacia, que reuniu mais de 300 pessoas, entre autoridades de todo Estado, jovens advogadas e advogados, além de estudantes de Direito para discussões voltadas ao início da carreira, ética profissional, prerrogativas, entre outros temas importantes para a classe.
Realizado no salão do Sindicato Rural, o evento contou com as presenças da presidente e do vice da Ordem paulista, respectivamente, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica; além de outros nomes notáveis da advocacia, como, por exemplo, o advogado e conselheiro federal da OAB, Henrique Tremura Lopes; e o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim-SP), Cristiano Joukhadar.
Entre as autoridades que participaram do encontro estavam, ainda, o presidente estadual da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Cirilo; o professor de Direito Tributário da USP Ribeirão Preto, Alexandre Naoki Nishioka; o também advogado e professor Henrique Chamas; o presidente da 66ª Subseção da OAB de Votuporanga e a presidente da Comissão da Advocacia de Família e Sucessões (CDFAM) da entidade local, respectivamente, Adelino Ferrari Filho e Danielle Portugal de Biazi; o presidente da 22ª Subseção de São José do Rio Preto, Henry Atique; além da presidente estadual da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão.
O congresso buscou integrar profissionais renomados com advogados recém-formados. Ao todo, foram realizadas nove palestras, que abordaram assuntos como a Advocacia 4.0 e Inteligência Artificial, desenvolvimento da advocacia, princípios do marketing jurídico, entre outros temas.
‘Aceite o desafio’
Em seu discurso, a presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, destacou que, apesar dos desafios de início de carreira, a advocacia deve ser exercida com amor e prazer. Por isso, a importância de encontrar, desde cedo, a área de atuação em que o profissional mais se identifique.
“Ache a sua paixão. Aceite o desafio. Uma vez estabelecida a meta, você tem um processo, que exige resiliência e dedicação. Aproveite esse processo. Goste do que você está fazendo. A gente não pode viver a nossa vida esperando as férias, esperando o momento de curtir”, frisou.
Vice-presidente da Ordem paulista, Leonardo Sica reforçou o apoio da OAB SP aos jovens advogados, destacando que a advocacia passa por transformações importantes, incluindo a crescente demanda por serviços de tecnologia.
“A gente foca em temas e tendências que possam conduzir o profissional em início de carreira, para que ele aprenda a lidar com os desafios da profissão e se torne uma advogada ou um advogado de sucesso”, destacou.
Presidente estadual da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Cirilo usou o seu discurso para parabenizar o time local pela grandeza do evento. “Trouxeram dezenas de regiões diferentes, pessoas de vários cantos. A Jovem Advocacia, a cada dia, vem se unindo, se mobilizando e se tornando mais forte, para se defender e estar um ao lado do outro quando precisar”, disse.
Para o presidente da OAB de Votuporanga, Adelino Ferrari Filho, o evento abrange mais do que a jovem advocacia. “Não deixa de ser um congresso de todos os advogados, de todas as idades. Todos nós somos jovens advogados, que estamos sempre nos reciclando e estudando”, pontuou.
Região administrativa
O encontro reuniu as subseções da 13ª Região Administrativa da OAB SP, que incluem unidades das cidades de Cardoso, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Nhandeara Palmeira D’Oeste, Paulo de Faria, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Tanabi e Votuporanga.