Skip to main content
ComissõesNotícias

Congresso Estadual da Jovem Advocacia debate temas importantes em Caraguatatuba

By 24 de outubro de 2023No Comments
Congresso Estadual da Jovem Advocacia debate temas importantes em Caraguatatuba

Abordando assuntos sobre mercado e atuação profissional, evento recebeu cerca de 650 jovens advogados e estudantes

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio de sua Comissão da Jovem Advocacia, promoveu em Caraguatatuba o 7º Congresso Estadual da Jovem Advocacia, que reuniu cerca de 650 jovens advogadas e advogados e estudantes.

O evento, realizado no último sábado (21), teve como objetivo orientar recém-inscritos e estudantes sobre temas que são tendência em diferentes áreas do Direito e, ainda, esclarecer as regras de atuação profissional.

Presente no evento, o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, enfatizou que a Secional está de portas abertas e tem apoiado os jovens advogados que estão ingressando em uma profissão que está passando por transformações importantes.

“Buscamos abordar no Congresso da Jovem Advocacia assuntos e tendências que possam nortear os jovens advogados sobre como lidar com as dificuldades da profissão no dia a dia”, destacou Sica, que participou de um dos painéis de debate do congresso.

Pensando na Jovem Advocacia, a OAB SP lançou no ano passado a Oficina da Advocacia. Diante da lacuna entre ensino jurídico e mercado de trabalho, a Oficina é um programa que contempla aulas on-line, visando acolher os recém ingressos nos quadros da Secional e ajudar a estruturar o início da carreira.

Os conteúdos abordam assuntos como a estrutura do Sistema da OAB, marketing jurídico, empreendedorismo, funcionamento dos sistemas PJe e e-SAJ, honorários, entre outros tópicos.

Outra ação importante da OAB SP foi a criação do Conselho da Jovem Advocacia, com a proposta de garantir a participação efetiva de recém aprovados no Exame de Ordem dentro da estrutura da entidade.

“O Conselho foi constituído para que os novos advogados sejam realmente ouvidos e façam parte, de fato, da estrutura orgânica da Ordem. Temos a consciência da importância de acolher o novo advogado e dar a ele noções básicas de como estruturar a sua carreira”, reforçou o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, que também participou de painel no Congresso.

Em sua sétima edição, o Congresso Estadual da Jovem Advocacia também tem buscado se aproximar dos novos advogados no interior do estado de São Paulo. Após o primeiro encontro, realizado na Capital em julho do ano passado, o Congresso já passou por outras cinco cidades do interior e do litoral antes de Caraguatatuba: Campos do Jordão, Jaguariúna, Santos, São Bernardo do Campo e Marília.

“O Congresso em Caraguatatuba foi, mais uma vez, um momento incrível de troca de conhecimento, de forma leve e descontraída, sobre temas práticos e absolutamente relevantes para toda a advocacia. É muito gostoso sentir a emoção de jovens advogados subindo no palco para falar com um público tão grande.

Leonardo Sica Caraguatatuba

Leonardo Sica Caraguatatuba

Mais de 70% dos nossos palestrantes são lideranças jovens de várias regiões do estado”, avaliou o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Guilherme Cirilo. A comissão também contou no evento com as participações de sua vice-presidente Bruna Karoline Bezerra e da secretária-geral Nathália Carmo Silva Santos.

O 7º Congresso Estadual da Jovem Advocacia apresentou sete painéis, compostos por especialistas e advogados renomados.

Os temas abordados e os participantes foram: “Os pilares para construir uma carreira sólida no direito” (Leonardo Sica, Tamara Cavalcante, Nathália Carmo Silva Santos, Gustavo Mateus e Anisio Oliveira); “Prerrogativas na prática na jovem advocacia” (Alexandre de Sá Domingues, Geralcilio Filho, Bruna Beloto, Joyce Moraes e Guilherme Favoretti); “Oportunidades no Direito Civil” (Renato Melo, José Godoy, Daiane Moraes, Jéssica Diniz e Ayme Garcia); “Mulheres no Crime” (Jaqueline de Jesus, Bruna Umberto, Vivian de Biagi e Jéssica Marcelo); “As regras para um marketing ético e eficaz” (Cristiano Ferreira, João Carlos Navarro, Henrique Lima, Thamiryz Cavassani, Bianca Fonseca Murta e Silva); “Gestão estratégica de escritório” (Bruno Barros, Paulo Silveira, Bruna Karoline Bezerra, Juliana Andrelo e Maria Landeau); e “Estratégias indispensáveis na advocacia trabalhista (Khatarina Ferreira, Danessa Salles, Rafael Frade e Jéssica Diniz).

Sucesso de público, o evento contou na abertura com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. Além do anfitrião e presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo William, e do presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Caraguatatuba e coordenador regional do evento, Rafael Frade, o Congresso teve as presenças de presidentes de outras subseções: Geralcilio José Pereira da Costa Filho (Ilha Bela), Marcio Cristiano da Silva Souza (Ubatuba), Raphael Meirelles de Paula Alcedo (Santos), Daniela dos Reis (Ipiranga), Carlos Guaita Garnica (Nossa Senhora do Ó), Abner Alves Vidal (Guarulhos), Jaqueline Rodrigues Santana da Motta (São Sebastião) e Carlos Guerra (Jacareí).