Com o auditório lotado, evento abordou questões relevantes do sistema previdenciário
Com o objetivo de apresentar as principais ferramentas e novidades aos recém-formados interessados em ingressar na carreira previdenciarista, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, no último sábado (13), o 3º Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia.
Com o auditório da Secional lotado, o encontro contou com a presença de profissionais renomados, que abordaram questões relevantes sobre o sistema previdenciário no país, além de apresentar outros temas valiosos para a advocacia em início de carreira, como redes sociais e gerenciamento de escritórios.
Em razão de suas participações na 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia, realizada em Bonito (MS), a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Guilherme Cirilo, não puderam comparecer, mas enviaram, por vídeo exibido no telão, um recado a todos os participantes. “Estamos tristes por não estarmos presentes, mas é por uma boa razão. Força total para a jovem advocacia”, disse a presidente. O vídeo contou, ainda, com a participação da conselheira federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Silvia Souza, que também esteve em Bonito.
A terceira edição do congresso foi promovida pelas Comissões de Direito Previdenciário e da Jovem Advocacia da OAB SP, com o apoio institucional do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).
“O objeto do congresso é sempre trazer novidades, atualizações e, ao mesmo tempo, proporcionar networking. O evento foi um sucesso. Lotamos o auditório com participantes de todos os lugares do estado e tivemos a participação de palestrantes renomados, como o juiz federal José Antônio Savaris e a professora Melissa Folmann”, destacou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP, Adriane Bramante.
O 3º Congresso de Direito Previdenciário para Jovem Advocacia teve início com a palestra “INSS Digital, tudo o que você precisa saber para usar de forma adequada o sistema e evitar negativas robotizadas”, ministrada por Maurício Rodrigues dos Santos, professor e servidor público federal do INSS. Em seguida, o especialista Michel Oliveira Gouveia palestrou o tema “Processo administrativo previdenciário, como vencer o INSS?”.
A terceira apresentação ficou por conta da vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP e conselheira do Conselho de Recursos da Previdência Social, Priscila Machado, com a palestra “Análise e solução em casos práticos”. A primeira parte do evento foi concluída com a apresentação do tema “Redes sociais e advocacia, como alavancar sua carreira através do mundo online”, realizada, virtualmente, pela especialista Adélia Soares.
No período da tarde, Adriane Bramante ministrou a palestra “Primeiros passos para uma advocacia previdenciária de sucesso”. Na sequência, o juiz federal do TRF4 José Antônio Savaris deu dicas valiosas sobre o processo judicial previdenciário. Mestre em Direito Econômico e Social, a professora e especialista Melissa Folmann abordou o tema “Gerenciamento de escritórios e atendimento ao cliente na advocacia 4.0”.
Muito aguardada pelo público, a roda de conversa “Os desafios do início da carreira previdenciário para o jovem advogado” contou com as participações de Camila Dessimone Queiroz, especialista em direito previdenciário, Natália Donato, vice-diretora do IBDP Jovem, Bruna Bezerra Federsoni, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, e Gustavo Paviotti, vice-presidente do núcleo previdenciário da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem paulista.
O Congresso foi encerrado com a palestra “Regime próprio de previdência social. O que eu preciso saber para advogar neste nicho previdenciário?”, com a coordenadora do IBDP, Fernanda Angeli Veloso.