ComissõesNotícias

Blockchain e LGPD: como a tecnologia auxilia na adequação

By 4 de julho de 2023No Comments

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei brasileira que entrou em vigor em setembro de 2020 e tem como objetivo proteger os dados pessoais dos indivíduos. Ela estabelece regras claras para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais e implicações significativas para empresas que não cumprem com as normas.

Ao mesmo tempo, a tecnologia blockchain é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para criar sistemas de registro descentralizados, seguros e transparentes para armazenar e compartilhar dados. Neste artigo, vamos explorar como a tecnologia blockchain pode ajudar empresas e organizações a atender às exigências da LGPD.

Mas o que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que permite o registro de transações e informações em um sistema seguro e descentralizado. O blockchain usa criptografia para proteger as informações registradas e validar transações por uma rede descentralizada de participantes.

O blockchain funciona como um livro de contabilidade descentralizado que é compartilhado por todos os participantes. Todas as transações registradas no blockchain são validadas por uma rede de participantes e armazenadas de forma segura e transparente.

Como o blockchain pode ser usado para atender às exigências da LGPD?

Dessa forma, o blockchain pode ser usado para criar sistemas de registro seguros e transparentes para armazenar e compartilhar dados pessoais. Isso é possível graças ao uso da criptografia e validação de transações por uma rede descentralizada de participantes.

Os dados pessoais podem ser registrados em um blockchain e compartilhados entre as partes interessadas de forma segura e transparente. O uso do blockchain pode ajudar a garantir a privacidade e a integridade dos dados pessoais, bem como permitir que os indivíduos controlem quem tem acesso a seus dados e como eles são usados.

Além disso, o blockchain pode ser usado para criar sistemas de autenticação de identidade, permitindo que os indivíduos controlem quem tem acesso às informações. Isso pode ser especialmente útil em setores como saúde e finanças, onde a privacidade e a segurança dos dados são extremamente importantes.

Por fim, é válido reforçar que a tecnologia blockchain pode ser uma ferramenta poderosa e importante para ajudar empresas e organizações a atender às necessidades da LGPD.

Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB SP

Autora: Duda Stocco / Revisão: Ariene Leite / Arte: Izabela Alecrim