Em virtude das dificuldades que as famílias vêm enfrentando para realizarem ou atualizarem os dados no Cadastro Único, a OAB SP, por meio da Comissão de Ação Social e Cidadania manifesta sua preocupação em relação ao bom funcionamento de referido serviço público.
Importante destacar que, quando essas famílias não conseguem se cadastrar ou atualizar as informações de seu grupo familiar, todos estarão impossibilitados de terem acesso aos benefícios e programas sociais do governo, o que representa grande prejuízo para as famílias de baixa renda.
A instituição OAB SP intensifica a cobrança junto ao Poder Público dos Municípios, a fim de que disponibilize quadro de pessoal suficiente para atender as demandas dos chefes de grupos familiares que comparecem ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para realizarem o cadastro ou atualização.
Outrossim, em relação àquelas famílias que têm dificuldades de se locomoverem até o equipamento público, a OAB SP entende que o serviço de Busca Ativa, que consiste em colher os dados do cadastro diretamente no domicílio das respectivas famílias pelos servidores, precisa ser fomentado em momentos de grande vulnerabilidade social.